ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Prefeito sanciona lei que prevê melhorias na incubação de empresas na Capital

Lei encaminhada pela Prefeitura e aprovada por vereadores prevê até 30 empresas incubadas em 2022

Guilherme Correia e Nyelder Rodrigues | 08/11/2021 10:31
No Paço Municipal, prefeito da Capital sanciona lei que prevê melhorias na incubação empresarial. À esquerda, o titular da Sidagro. (Foto: Nyelder Rodrigues)
No Paço Municipal, prefeito da Capital sanciona lei que prevê melhorias na incubação empresarial. À esquerda, o titular da Sidagro. (Foto: Nyelder Rodrigues)

Na manhã desta segunda-feira (8), o prefeito campo-grandense, Marcos Trad (PSD), sancionou lei que regulamenta as incubadoras de empresas na Capital. A expectativa é de que novos empreendimentos terão mais vantagens, a partir de agora, para iniciar negócios no município, por meio do Sistema Municipal de Incubação de Campo Grande.

O projeto foi encaminhado pela Prefeitura à Câmara dos Vereadores e foi aprovado sem alterações. O titular da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), Rodrigo Terra, garante que será publicada até o Diário Oficial de amanhã.

Após 17 anos de funcionamento, por meio de decreto publicado na década retrasada, o programa visa modernizar o programa, cedendo espaço físico e também capacitação voltada para as demandas atuais locais. “Hoje em dia, além do espaço físico, tem capacitações, durante todo o tempo, você inclui a incubada num ecossistema, que possibilita se relacionar com outras empresas, fornecedores, possíveis compradores”.

As incubadoras funcionam em Campo Grande desde 2004, porém elas nunca tiveram uma lei que regulamentasse o uso. Havia um decreto criando um sistema de incubação, mas não uma lei”, explica Terra.

Outra vantagem são as exportações projetadas para acontecer via Rila (Rota de Integração Latino-americana), integrando o Mercosul, que tem o Estado como eixo. “Capacidade para exportação, mostrando para o incubado que ele pode exportar. Principalmente agora, que Mato Grosso do Sul está mais próximo dos países da Mercosul”.

O secretário municipal Rodrigo Terra, durante a agenda oficial, nesta manhã. (Foto: Paulo Francis)
O secretário municipal Rodrigo Terra, durante a agenda oficial, nesta manhã. (Foto: Paulo Francis)

Além disso, há a ampliação de dois para cinco anos o prazo máximo de permanência das empresas nas incubadoras campo-grandenses. “Não era o tempo suficiente para o incubado deixar de ser uma empresa incubada e virar uma empresa com condições de andar sozinha. Será até cinco anos, mas analisando caso a caso. Não quer dizer que todos vão ficar nesse período”.

Por fim, o texto inclui as cooperativas na possibilidade de também serem incubadas e apoiadas pelo Poder Público municipal, já que atualmente só estão previstos empreendimentos individuais. “A gente percebeu que havia um movimento grande de criar cooperativas, só que a incubadora não podia receber, porque o decreto não previa”.

O projeto não envolve repasse de valores nem incentivo fiscal, mas empresas incubadas terão "atenção especial" ao angariar benefícios via Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social). A meta é de que até 30 negócios sejam incubados em 2022.

Nos siga no Google Notícias