A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

05/09/2012 10:35

Prefeitos vão a Brasília cobrar do governo compensação para queda da receita

Francisco Júnior

A queda na receita das prefeituras decorrente da redução acentuada do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) nos últimos três meses levou os prefeitos a buscar compensação financeira em Brasília. Hoje, às 15 horas, se reunirão com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para reivindicar uma suplementação de receita para que os municípios possam fechar as contas no final do mandato.

Uma das maiores preocupações, conforme o prefeito de Terenos e vice-presidente da CNM, Beto Pereira, é com a queda da receita registrada nesse período do ano. Segundo ele, nos últimos meses, a redução dos lucros das empresas e a desoneração de tributos que formam o FPM, como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industralizados), representaram um recuo de até 43% nas receitas do fundo constitucional.

Beto Pereira também participa do encontro com a ministra Ideli Salvatti juntamente com o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Uma das alternativas apontadas pelos prefeitos seria a liberação de recursos como parte da Lei Kandir – desoneração dos produtos primários e semielaborados à exportação.

Antes do encontro com a ministra, porém, dirigentes de associações municipalistas de todo o País se reúnem para discutir uma ofensiva como forma de garantir recursos extras do governo federal.

O encontro dessa quarta-feira antecede ao ciclo de mobilizações que a CNM (Confederação Nacional de Municípios) pretende agendar com o objetivo de sensibilizar o governo para a crise enfrentada pelos municípios. A primeira mobilização está prevista para Brasília, no dia 10 de outubro, no Auditório Petrônio Portela, do Senado, conforme comunicado feito pela CNM à diretoria da Assomasul.

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions