ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Prefeitura ainda não revogou contratação de faxineiros como comissionados

Zemil Rocha | 05/09/2013 15:30
Faxineiros estão duplamente contratados pela Prefeitura (Foto: Arquivo)
Faxineiros estão duplamente contratados pela Prefeitura (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande não publicou até hoje revogação do decreto de nº 1.447, que foi publicado na sexta-feira, dia 30 de agosto, contratando 265 faxineiros para cargos de confiança. Com isso, os funcionários estão duplamente contratados pela prefeitura, como comissionados e como empregados temporários regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Publicado com atraso no Diário Oficial do Município (Diogrande), no começo da noite de segunda-feira (2), o Decreto nº 12.191, com data de 31 de agosto, que autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a contratar em “caráter temporário” os 265 faxineiros demitidos pela MegaServ, que encerrou a prestação de serviço de limpeza das unidades de saúde da Capital no dia 27 de agosto.

O procurador geral do Município, Luiz Carlos Santini, informou nesta quinta-feira (5) que o decreto (12.191) que havia proposto na segunda-feira incluía um dispositivo que revogava expressamente o anterior (1.447), mas o retirou porque teria obtido a informação de que a revogação já tinha sido providenciada. “O pessoal da Secretaria de Governo me disse que já tinha tornado sem efeito o decreto anterior”, revelou Santini.

Informado, porém, que não houve publicação de nenhuma revogação do decreto nº 1.447 ontem ou neste quinta-feira, Santini respondeu: “Então vai ter que sair. Vou orientar nesse sentido”.

A mudança no regime de contratação decorreu da inconstitucionalidade do decreto nº 1.447. O Art. 37, inciso V, da Constituição Federal, é claro em limitar as nomeações para cargos de confiança. “As funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento”, diz o referido dispositivo.

Há possibilidade legal de revogação tácita (não expressa) quando uma norma superveniente contraria a outra de mesma hierarquia e valor. Contudo, os dois decretos editados pelo prefeito Alcides Bernal (PP) para contratação dos funcionários para limpeza nos postos de saúde são relativos a regimes jurídicos diferentes.

Nos siga no Google Notícias