ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Prefeitura alegou risco de perder verba para vetar emenda ao Plano Diretor

Câmara vai analisar proibições e decidir se mantém ou derruba da decisão do município

Mayara Bueno | 05/12/2018 13:50
Em Campo Grande, Córrego Segredo às margens da Avenida Ernesto Geisel. (Foto: Paulo Francis).
Em Campo Grande, Córrego Segredo às margens da Avenida Ernesto Geisel. (Foto: Paulo Francis).

Exigência de leis específicas e até mesmo risco de perder recursos são alguns dos motivos para os vetos da Prefeitura de Campo Grande a 44 emendas apresentadas pelos vereadores ao Plano Diretor. O projeto, aprovado em novembro de 2018, normatiza as regras de desenvolvimento e crescimento da cidade.

Nesta quarta-feira (dia 5), o município publicou no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) as justificativas dos vetos. Ontem, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), levou o projeto de volta aos parlamentares.

O Campo Grande News apurou que houve mudanças no texto aprovado pelos vereadores, sem que tais alterações tenham passado por emendas. A Câmara Municipal afirmou que houve “erro técnico” e que o projeto de lei enviado pela Prefeitura da Capital será mantido.

Vetos

Um dos principais debates, o coeficiente de aproveitamento mínimo proposto pelos vereadores, em forma de emenda, que previa 0,25 foi vetado. Segundo a justificativa do município, tal coeficiente acarretaria “sérias consequências sociais, sendo seu veto a medida que se impõe”.

Conforme o exemplo da própria Prefeitura, se o coeficiente fosse mantido, Campo Grande perderia recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, pois o lote social possui área de 200 m² (metros quadrados) e as edificações 42 m². “Tais programas habitacionais possuem CAmin [Coeficiente de Aproveitamento Mínimo] inferior ao proposto”.

O inciso XII do artigo 9º é um dos itens vetados. Conforme a redação, o dispositivo previa que o município deveria elaborar, em dois anos, o Plano Municipal de Serviço Funerário. A justificativa do veto do prefeito é que o Plano Diretor não é o instrumento jurídico legal para prever matéria sobre serviço funerário.

Outros três artigos foram vetados porque o assunto já estava previsto em outra legislação, por exemplo. É caso Cadastro Territorial Multifinalitário, um banco de dados corporativos do município.

O artigo que prevê procedimentos que devem ser adotados pela Prefeitura para implantar parcelamentos na chamada Zona de Expansão Urbana também foi vetado, porque invade competência que é exclusiva do chefe do Executivo municipal.

Previsão de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) progressivo também foi barrada, pois tal previsão tem de ser aplicada “inicialmente nas áreas já consolidadas e que possuem toda infraestrutura disponível”.

Os vetos parciais e totais serão analisados pela Câmara Municipal. Os vereadores podem manter a decisão do prefeito ou derrubar as proibições.

Após reunião com o prefeito ontem, o presidente da Casa de Leis, vereador João Rocha (PSDB), afirmou que a equipe técnica vai se debruçar sobre os vetos e a intenção é terminar a análise ainda este ano. A última sessão do ano, portanto, último dia para votações, é 20 de dezembro.

Nos siga no Google Notícias