A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

23/12/2011 19:27

Prefeitura prepara obra definitiva contra erosão no bairro Nova Lima

Edmir Conceição

Senador Moka cobra Gleisi que manda Ideli liberar verba para contenção de erosão. Nelsinho foi informado quinta à noite sobre verba

Moka e a ministra Gleisi Hoffmann discutiram erosão do Nova Lima na quinta-feira.Moka e a ministra Gleisi Hoffmann discutiram erosão do Nova Lima na quinta-feira.

Foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União o empenho e transferência de R$ 5,9 milhões para recuperação da cratera na Rua Marques de Herval, no bairro Nova Lima, em Campo Grande. A edição desta sexta também traz a publicação da portaria 465, de 22 de dezembro de 2011, que reconhece situação de emergência em Campo Grande, decretada pela Prefeitura por conta do buracão. Com a liberação do dinheiro, a Prefeitura pode agora iniciar as obras definitivas na região.

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) foi informado ainda na quinta-feira à noite, pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS), sobre a publicação que sairia no Diário Oficial da União. Segundo o vereador Carlos Borges, desde junho, quando intensificou as viagens a Brasília para pressionar pela liberação dos recursos, o senador Waldemir Moka se empenhou em resolver o problema.

Na quinta-feira, 22, em audiência com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, Moka explicou a situação do buracão, notando que é uma área do Ministério da Defesa e não justificava o Governo Federal se omitir. Gleisi prometeu solução, ligou para a ministra de Articulação Política, Ideli Salvatti, que logo no fim da tarde comunicou Moka sobre o envio de medida ao DOU para publicação nesta sexta-feira.

Na quinta-feira à noite o prefeito recebeu a ligação do senador, informando que a liberação seria autorizada nesta sexta-feira, por meio de publicação no Diário Oficial. Nelsinho Trad comemorou a liberação, notando que houve apoio da bancada, mas também "esforço e empenho muito grande" do senador Moka no destravamento do processo de liberação, que começou a acelerar após a decretação da situação de emergência. Com a autorização o recurso deve estar disponível nos cofres da Prefeitura de Campo Grande até a próxima semana.

A portaria número 875, de 22 de dezembro de 2011, do Ministério da Integração Nacional, traz a determinação que as obras têm um ano para serem executadas a partir da liberação da primeira parcela. A administração municipal decretou emergência no dia 4 de novembro após a incidência de forte chuva piorar a situação no local. O prefeito Nelsinho Trad chegou a declarar que esperava que recurso estivesse disponível na mesma semana e, há na última segunda, em evento público, disse que havia perdido a esperança em receber o dinheiro ainda neste ano.

No último decreto o prefeito relatou que a Capital foi atingida por uma intensa precipitação hídrica no dia 30 de outubro de 2011, sendo registrado índice pluviométrico de 45 mm. A prefeitura detalhou o estrago, relatando que a chuva causou erosão linear, sulcos, ravinas e voçorocas, além da necessidade de pavimentação da via.



quero agradecer toda a bancada federal, mais em especial o senador moka e sua assesora a sra cornélia,, pelo empenho e dedicaçao para a liberaçao deste recurso, obrigado senador o povo de nossa região esta muito grato...e na hora certa iremos recompensa lo por mais essa ajuda.. conte sempre conosco.... avante... ,
 
carlos augusto borges em 24/12/2011 12:42:17
A quantia é tão vultuosa quanto a região erodida.
Também espero uma solução definitiva para aquele acidente geográfico.
Nem me passa pela cabeça haver desvio de recurso par tal fim.
Portanto ficarei, como a Irene, de olho no andamento e destinação do recurso, de forma que nunca mais tenha problema com a erosao.
 
José Carlos de Almeida em 24/12/2011 04:33:54
Realmente,o problema do bairro nova lima é sério e espero que o dinheiro,realmente seja usado pelo mesmo fim,moro na região e é muito triste ver seu bairro sendo engolido por uma erosão espero que as autoridades competentes tenham responsabilidade nesse momento crítico que estamos vivendo. E vou acompanhar de perto esse caso!
 
irene ferreira em 23/12/2011 11:56:35
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions