ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Política

Prefeitura de Campo Grande vai dar até 100% de desconto em Refis da habitação

Município também abrirá renegociação para empresários

Adriano Fernandes e Adriel Mattos | 06/12/2021 21:04
Central de renegociação de dívidas da prefeitura. (Foto: Denilson Secreta)
Central de renegociação de dívidas da prefeitura. (Foto: Denilson Secreta)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) encaminhou à Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (06), dois projetos que tratam da renegociação de dívidas imobiliárias de famílias e empresas da Capital, junto à prefeitura.

O projeto de lei que instituiu o "Programa Regulariza II", prevê descontos de até 100% nos juros e multa para quitação das parcelas de imóveis residenciais em atraso, para pagamento à vista. Para renovação da dívida, com prazo máximo de 48 vezes, será concedido 80% de desconto nos juros e multa.

O projeto ainda autoriza a realização de renovação da dívida, sem aplicação de desconto, para o interessado que queira parcelar o saldo devedor em até 300 meses, e estipula que nestes casos o valor da entrada do parcelamento, será correspondente a 2 parcelas mais atrasadas.

O "Programa Regulariza II" também institui a quitação por preço simbólico para famílias cujo saldo devedor para quitação do financiamento, seja de até R$ 5 mil, considerando o valor principal da dívida, sem juros e multa. O preço simbólico, conforme o projeto, corresponderá a 15% do valor principal da dívida, excluídos juros e multa, que deverão ser pagos em única parcela. Efetivado o pagamento do preço simbólico, o financiamento será considerado quitado.

Marquinhos justificou que o projeto visa impulsionar o pagamento das parcelas atrasadas pelas famílias de baixa renda, atrasos estes que acabam acarretando na diminuição da arrecadação. Além disso também alegou que há muitas famílias com dívidas abaixo de R$ 1,5 mil, que estão apenas aguardando uma oportunidade para efetivar a quitação.

"Não há outra alternativa a não ser agraciar as famílias inadimplentes com uma oportunidade de reparcelar seus débitos, ou até mesmo efetivar a quitação das parcelas, sem, contudo, causar prejuízos à administração ou ao beneficiário", justifica Trad.

Empresas -Já o segundo projeto de lei acrescenta dispositivo ao Reurb (Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico), que autoriza desconto à empresários de até 30% para pagamento à vista de seus débitos com o município.

"Antes mesmo do fim da pandemia, já se discute quais medidas econômicas devem ser tomadas para amenizar os gastos dela decorrentes, além do que, buscar alternativas para a retomada da economia. Assim, busca-se maior adimplência, acarretando em maior arrecadação para a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, possibilitando investimentos para habitações de interesse social", conclui o prefeito.

Ao encaminhar às propostas na noite desta segunda-feira, Marquinhos solicitou que os projetos sejam apreciados em caráter de urgência pelos vereadores.

Nos siga no Google Notícias