ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Presidente da Câmara diz que mudará regimento da Casa após dancinha de vereador

"Se o eleitor dele gosta, ele que dance na casa dele", comentou Carlão

Clayton Neves | 26/11/2021 17:16
Vereador durante performance no Plenário da Câmara Municipal. (Foto: Direto das Ruas)
Vereador durante performance no Plenário da Câmara Municipal. (Foto: Direto das Ruas)

Em resposta a publicação do vídeo em que Thiago Vargas (PSD) aparece dançando no plenário da Câmara Municipal, o presidente da Casa, vereador Carlos Augusto Borges (PSB), o “Carlão”, garantiu que tomará medidas para que episódios do tipo não se repitam. Na próxima sessão, agendada para a terça-feira (30), ele apresentará aos vereadores proposta para tornar mais severo o regimento interno da Câmara. Com isso, parlamentares “tiktokers” poderão até perder o mandato caso sejam identificados em dancinhas no ambiente de trabalho.

“Hoje só está previsto punição com advertência, mas vamos deixar o regramento mais duro”, explica. Para ele, a cena é problemática porque abre margem para que a população questione e até coloque em xeque a seriedade do trabalho Legislativo.

“É um fato grave e que pode manchar a Câmara como um todo. Eu sou vereador há 13 anos e nunca vi isso. Não estamos lá para dançar, mas para lutar por melhorias para o povo.  Quando um vereador toma uma atitude que prejudica ou beneficia seu próprio mandato, o problema é todo dele, no entanto, quando isso afeta os outros é uma questão para ser tratada em colegiado”, declarou.

O presidente explicou que, assim que soube da circulação e repercussão das imagens, entrou em contato com Thiago Vargas para “puxar a orelha” do novato. “Fui bem claro na nossa conversa. Se o eleitor dele gosta, ele que dance na casa dele, fechado dentro do gabinete ou vá para alguma praça. No local onde criamos leis e tomamos decisões não é o lugar para isso”, completou.

De acordo com Carlão, o vereador se desculpou e garantiu que o episódio não se repetiria. Justificou que fez a “dancinha” porque não havia ninguém no espaço.

Nas redes sociais do Campo Grande News vídeo do vereador dançarino repercutiu negativamente. (Imagem: Reprodução/Rede Social)
Nas redes sociais do Campo Grande News vídeo do vereador dançarino repercutiu negativamente. (Imagem: Reprodução/Rede Social)

Caso semelhante – No último dia 16, Camila Jara (PT) também publicou um vídeo em que usa os fundos do espaço interno da Câmara, destinado ao público. Apesar de não ocupar o Plenário, ela também recebeu ligação do presidente. “Ela não estava onde ficam os vereadores, mas também já avisei que é para não se repetir”, finaliza.

Em resposta, a vereadora disse que a publicação de vídeos no ambiente de trabalho sempre foi estratégia para a atividade parlamentar, com finalidade de tornar o acesso à informação mais democrático. “Sempre expliquei projetos e tentei deixar o trabalho mais claro. Tive uma conversa muito tranquila com o presidente e decidimos que faríamos esse tipo de manifestação em outros locais”, esclareceu.

Presidente da comissão de ética da Câmara de Vereadores, Epaminondas Vicente (SDD), o “Papy), informou que procedimento administrativo pode ser aberto somente se a comissão for provocada pela Mesa Diretora da Casa ou por algum parlamentar, o que ainda não aconteceu.

Na avaliação dele, é positiva a ligação dos novatos com as redes sociais, no entanto, ambos erraram na escolha do local para as gravações. “Tanto o Tiago quanto a Camila são jovens e foram eleitos dentro da plataforma digital, que eles usam para se comunicar e chegar de forma leve ao eleitor. Houve um equívoco quanto ao lugar, afinal, a Casa é um lugar sagrado onde tomamos decisões importantes para a cidade. A população espera que a gente tenha uma conduta séria e responsável nesse espaço”, esclarece.

Nas redes sociais, as imagens postadas por Thiago Vargas nesta sexta-feira (26) repercutiram. Em publicação do Campo Grande News, leitores deixaram diferentes opiniões. “Esse é o tipo de gente que o povo aplaude”, comentou Acácia Orejana. “Com um super-salário desses para poucos dias de trabalho, até eu dançaria funk lá”, disse José Carlos Mendes.

O salário do vereador, segundo o Portal da Transparência, é em torno de R$ 15 mil por mês. A Câmara de Vereadores de Campo Grande tem duas sessões por semana - terça e quinta-feira.

Revoltado, Renan Casavechia questionou. “E ainda estamos pagando para isso?”. Kennedy Salomão levantou uma discussão. “Imagina chegar em um consultório, seja qual for o profissional, e ele se levanta e começa a dançar. Certamente buscaremos outros profissionais”.

Presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira também avaliou o episódio. “Ele faz a dança dele em frente ao símbolo da cidade, no meio do Plenário da Câmara. É tão ridículo que não há o que comentar”, considerou.

O Campo Grande News tentou falar com o vereador Thiago Vargas, mas não conseguiu contato até o fechamento desta matéria.

Nos siga no Google Notícias