ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Presidente da CPI diz que depoimentos de ex-diretores do HC serão determinantes

Luciana Brazil e Jéssica Benitez | 12/08/2013 10:15

Os depoimentos dos dois ex-presidentes do Conselho Curador do Hospital do Câncer de Campo Grande, Blener Zan e Luís Felipe, que foram na manhã de hoje (12) até a Câmara Municipal, serão determinantes para a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde, como acredita o presidente da Comissão, o vereador Flávio Cezar (PT do B).

Os ex-diretores foram convocados para esclarecer pontos importantes na investigação. “Esses depoimentos serão determinantes. Eles (Blener e Luís) são muito ligados ao Adalberto (ex-diretor do HC) e um deles é compadre do Adalberto. Hoje é dia de tirar todas as dúvidas”, disse o vereador.

Blener esteve à frente do Conselho entre os anos de 98 e 2003. Voltou ao cargo em setembro de 2011 e permaneceu até março deste ano. Já Luís Felipe assumiu o posto em 2004 e ficou até agosto de 2011.

No início das investigações, outros integrantes do conselho já haviam prestado depoimento e confirmaram que o conselho teria sido omisso frente as manobras dos ex-presidentes.

No dia 1° de agosto, o atual diretor do hospital, Carlos Alberto Coimbra, fez várias denúncias contra o antigo conselho curador em depoimento à CPI da Saúde da Assembleia Legislativa.

Ele foi responsável pela primeira denúncia feita contra o ex-presidente do HC, Adalberto Siufi (PMDB) ao MPE (Ministério Público do Estado) em 2008. Segundo Coimbra, o médico comprou um aparelho de braquiterapia, em 2007, no valor de R$ 500 mil, sem a autorização prévia do conselho.

Ao receber o produto, Adalberto argumentou que seria necessária uma sala para comportar o aparelho, porém, o HC não tinha mais espaço, e reestruturar algum ambiente custaria R$ 100 mil. Desta forma o ex-presidente sugeriu ao conselho que o hospital o doasse à Neorad, clínica oncológica do próprio Siufi, porque lá sim haveria estrutura.

O conselho, por sua vez, aprovou o pedido. A doação só não ocorreu porque Coimbra levou a situação ao MPE acarretando, por fim, na Operação Sangue Frio. Na ocasião outras denúncias foram feitas e registradas pela comissão da Assembleia.

Segundo Luiz Felipe, o senador Delcídio do Amaral (PT) teria conseguido a verba para readequar a sala e que o pedido dessa readequação teria sido feito antes mesmo da compra do aparelho. Porém, a aquisição da máquina de braquiterapia aconteceu antes mesmo que houvesse uma resposta do senador.

Ele afirmou ainda que o aparelho foi comprado com recursos próprios do hospital. Entretanto, Coimbra disse que o HC não tinha dinheiro para comprar o equipamento e que um empréstimo deve ter sido feito.

Diante da declaração de Coimbra, Luís Felipe disse não se lembrar de como o equipamento foi adquirido pelo hospital, apesar de estar na presidência do conselho.

Nos siga no Google Notícias