ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Política

Preso desde outubro, procurador da Câmara vai para 'sala especial'

Mayara Bueno | 09/11/2016 08:10
Procurador da Câmara já foi preso três vezes este ano. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Procurador da Câmara já foi preso três vezes este ano. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Preso desde o dia 8 de outubro, o procurador da Câmara Municipal de Campo Grande, André Scaff, vai para uma sala especial. Liminar concedida na noite de terça-feira (8) autorizou a transferência dele, que está detido no Centro de Triagem, para instalações no Comando da Polícia Militar, no Parque dos Poderes.

Por ser advogado, ele tem a prerrogativa de ocupar uma sala especial, em caso de detenção, ou de ter prisão domiciliar.

As informações foram confirmadas pelo presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul), Elias Mansour Karmouche. A Ordem havia entrado com o pedido no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), mas não conseguiu parecer favorável. Ontem, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) derrubou a decisão da Justiça de MS, autorizando a transferência.

O procurador é o principal alvo da Operação Midas, que apura os crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, associação criminosa e falsidade ideológica.

Ele é suspeito de receber propina no valor de R$ 3 milhões, para aditar e renovar contratos de empresas prestadoras de serviços com a prefeitura, no período em que foi secretário de finanças, na gestão de Gilmar Olarte – que durou de março de 2014 a agosto de 2015.

Scaff está no Presídio de Trânsito e deverá ser transferido para uma sala especial no Comando da Polícia Militar, ainda de acordo com o presidente da OAB. O advogado do procurador, José Wanderley Bezerra, confirmou a liminar, disse ainda não saber para onde seu cliente será transferido e em qual horário, mas assegurou que será hoje.

A lei garante que quem é advogado seja recolhido em sala de Estado Maior da PM. Na falta de local adequado, a prisão deve ser cumprida em regime domiciliar.

No caso de Scaff, ele utilizará uma sala com banheiro, provavelmente sozinho. "Ele deverá ser o único ocupante, a não ser que tenha alguém com a mesma prerrogativa. Mas, é uma sala com condições mínimas para ocupar", explicou a defesa.

“É lamentável o TJ não reconhecer (quando negou a transferência). A Ordem sempre vai defender essa prerrogativa até porque é lei e tem de ser obedecida”, completa o presidente.
Segundo o advogado, André Scaff “está bem”, se limitou a dizer. “Agora vai ser reparada a irregularidade que existia e continuaremos tentando revogar a prisão”.

Prisões – Scaff já foi preso três vezes este ano. Ele foi detido pela primeira vez em maio, porque durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa dele foram encontradas munições calibre 38 e o procurador não tem porte de arma.

Ele também ficou preso de 18 a 20 de setembro. Desta vez o mandado foi expedido a pedido do Gaeco, que acusava Scaff de atrapalhar as investigações contra ele, no âmbito da Operação Midas.

Para pedir a terceira prisão, o grupo de investigadores do MPE (Ministério Público Estadual) evidenciou que o servidor público municipal continuava tentando ocultar provas contra ele.

*Matéria editada para correção de informação às 9h48. Na verdade, Scaff está detido no Centro de Triagem e não no Presídio de Trânsito, como informado anteriormente.

Nos siga no Google Notícias