ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 24º

Política

Prisão de Roberto Jefferson coloca bancada federal mais uma vez em lados opostos

Ex-deputado foi preso acusado de atacar a democracia

Adriel Mattos | 13/08/2021 16:28
O ex-deputado federal Roberto Jefferon (PTB) posa durante manifestação em Brasília. (Foto: Arquivo/ O Globo)
O ex-deputado federal Roberto Jefferon (PTB) posa durante manifestação em Brasília. (Foto: Arquivo/ O Globo)

Membros da bancada federal por Mato Grosso do Sul se dividem sobre a prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), cumprida pela PF (Polícia Federal), por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal), nesta sexta-feira (13).

O deputado federal Luiz Ovando (PSL) criticou o STF, afirmando que os ministros vêm tentando impor censura. “Vamos ver até onde vai o cerceamento do direito à liberdade de expressão. Não podemos esquecer que Daniel Silveira segue preso, agora temos Roberto Jefferson".

Segundo ele, o Supremo é formado por "ativistas de toga". "Lá no Supremo, temos número significativo de ministros que na minha visão não passam de ativistas. Aquilo é um partido de toga. O que deve ser julgado de verdade é negligenciado, como julgamento de contrabandistas, os donos de gangues... Eles dão habeas corpus para quem foge do País, desaparece...", escreveu Ovando.

Em defesa da prisão, o deputado federal Fábio Trad (PSD), diz que a medida foi correta devido aos repetidos ataques do ex-deputado às instituições. “Reiteradamente, ele tenta destruir nosso Estado Democrático de Direito, fundamento da Constituição Federal. São crimes de altíssima gravidade”, avaliou.

Trad aponta ainda que a prisão não viola os direitos do político. “Não é um delito de opinião, a prisão, conforme o Código de Processo Penal, visa impedir a prática reiterada desses crimes”, ponderou.

Presidente nacional do PTB, Jeferson é investigado como membro de um esquema digital para disseminar ódio e violência contra membros do STF. É alvo de inquérito que apura a existência de organização criminosa com o objetivo de atacar a democracia. No pedido de prisão assinado pelo ministro Alexandre de Moraes, Jefferson é acusado de injúria, calúnia e difamação, incitação e apologia ao crime e denunciação caluniosa.

O deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT), diz que não é de hoje que Jefferson arruma problema com a Justiça. O parlamentar lembra que o ex-deputado esteve no centro de diversos escândalos políticos nos últimos anos, como o mensalão. “Ele está hoje, pregando moralidade, mas está sempre atacando a democracia. Isso tem que ter consequências, não podemos ser um país sem leis”, afirmou.

A assessoria da senadora Soraya Thronicke (PSL) informou que a parlamentar está em viagem e não vai se manifestar sobre o assunto. Os outro quatro membros da bancada federal não foram localizados pelo Campo Grande News para falar sobre a prisão.

Nos siga no Google Notícias