ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Professores pedem mais empenho dos vereadores para encerrar greve da categoria

Flávia Lima e Juliana Brum | 18/06/2015 12:49
Docentes pediram mais ajuda dos vereadores para resolver impasse com a prefeitura. (Foto:Marcos Ermínio)
Docentes pediram mais ajuda dos vereadores para resolver impasse com a prefeitura. (Foto:Marcos Ermínio)

Em sessão da Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (18), os professores da rede municipal, fizeram duras críticas quanto a atuação dos vereadores na questão da greve da categoria, que hoje completa 25 dias.

Utilizando a tribuna, o presidente da ACP (Sindicato Campo grandense dos Profissionais da Educação), Geraldo Gonçalves, disse que o trabalho do legislativo municipal na tentativa de buscar um acordo com a prefeitura, tem sido insuficiente. “Até agora não foi feito nada de efetivo”, destacou.

Geraldo Gonçalves lembrou que desde o início do movimento a categoria tem ido as sessões e ouvido frases de apoio, mas até o momento nenhuma das reuniões com a gestão municipal, mediadas pelos vereadores, surtiu efeito. “Será que teremos que voltar a acampar na prefeitura”, questionou o presidente da ACP.

A professora Maria Cristina Beffa também subiu ao plenário e disse aos professores presentes que 2016 é um ano eleitoral, por isso deveriam ficar atentos ao voto. “Só depois de 25 dias o prefeito nos recebeu”, ressaltou, mencionando a ida de uma comissão formada por pais e docentes a casa do prefeito, na manhã de hoje.

O presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB), reconheceu a necessidade do enxugamento da máquina administrativa, mas afirmou que é “preciso colocar pessoas melhor preparadas à frente das pastas para resolver conflitos”.

Ainda segundo ele, a Educação e a Saúde não devem ser preteridas. Já o vereador Eduardo Romero (PT do B) defendeu os colegas alegando que o Legislativo está fazendo o que pode dentro de seus limites. “Aprovamos a lei que obriga o pagamento do piso. Foi um grande passo. Não estamos sendo omissos”, destacou.

De acordo com o Executivo, os gastos com folha representam 51,3% do orçamento e o limite estabelecido pela LRF é de 54%. Ainda na manhã de hoje, os manifestantes estiveram na sessão da Câmara Municipal, como forma de pressionar os vereadores a aderir a causa dos grevistas.

Os professores pedem reajuste de 13,01%. O Executivo oferece 8,5%, porém prometeu uma nova contraproposta após ajustar a folha e reduzir o limite prudencial, em conformidade com a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Nos siga no Google Notícias