ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Projeto de lei prevê punição por venda de produtos vencidos

Jessica Benitez | 19/03/2013 14:16

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou, na sessão de hoje, projeto de lei que visa assegurar que o consumidor seja compensado ao constatar a existência de produtos expostos à venda com prazo de validade vencido. O objetivo é garantir de forma gratuita item igual ou semelhante ao consumido. Segundo o parlamentar, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Proncon) já segue esse procedimento no Estado, porém, o petista quer garantir juridicamente a compensação do consumidor.

“ Nós estamos transformando em lei porque o Procon pode mudar de postura, no caso da legalização é obrigatório o cumprimento”, explicou Kemp. Conforme a proposta, caso o fornecedor não possua produto idêntico ou similar, o consumidor fica livre para escolher item de igual ou maior valor, cabendo ao cliente cobrir a diferença de preço.

O descumprimento da lei acarretará à empresa infratora multa no valor de 100 Uferms (R$ 1,7 mil), aplicada em dobro em caso de reincidência. Segundo justificativa do projeto, a venda de produtos com data de validade vencida é comum na relação de consumo por mais que existam legislações coibindo a prática. Desta forma, a ausência de fiscalização, seja por parte dos órgãos de poder ou pelo próprio consumidor, acaba por facilitar a permanência do problema.

Kemp ratificou que a matéria não tem cunho punitivo e sim no estimulo ao controle do direto do consumidor. “É uma medida educativa, uma vez que, a legislação em vigor já prevê penalidade para os estabelecimentos que comercializarem produtos com data de validade vencida”, assegurou.

Nos siga no Google Notícias