ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Projeto inclui doadores de sangue na vacinação contra gripe em MS

Intenção é incentivar que mais pessoas entre no grupo de doares de sangue no Estado

Leonardo Rocha | 17/04/2018 08:40
Deputados Renato Câmara e Paulo Siufi, autor do projeto, durante sessão na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados Renato Câmara e Paulo Siufi, autor do projeto, durante sessão na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

O projeto do deputado Paulo Siufi (MDB) inclui os doadores de sangue nos grupos que têm prioridade na vacinação contra o vírus H1N1, mais conhecida como “Gripe A”. A intenção é contribuir com os bancos de sangue, para que haja mais pessoas fazendo doação e ajudando a salvar vidas.

Só vai entrar neste grupo aqueles que são doadores regulares, tendo ao menos três (doações) por ano. No caso dos homens pode se doar a cada dois meses e das mulheres em três (meses). “Temos que manter essa regra para que aquele que doa apenas uma vez e nunca mais volta não se beneficie de algo voltado para aqueles que realmente são doadores regulares”, explicou o autor.

O deputado explica que os doadores vão receber a vacina que imuniza contra o vírus H3N2, que é um subtipo do vírus da gripe que já começa afetar a população. Para ter acesso (vacina) é preciso um documento emitido pelo órgãos competente, podendo ser do Banco de Sangue da Santa Casa ou do Hemosul.

“Os bancos de sangue em nosso Estado vivem no limite de sua capacidade. Os doadores habituais não podem fazê-lo quando estão gripados, o que aumenta esse déficit. Por isso, é preciso sempre realizar campanhas para que a população compareça e doe”, explica o deputado.

O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado no plenário pelos deputados. Se for aprovado, ainda precisa passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode sancionar ou vetar a matéria.

Nos siga no Google Notícias