ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto obriga hospitais a divulgar lista de espera de exames e cirurgias

Hospitais que recebem recursos do SUS terão que divulgar a lista e atualizar nomes a cada semana

Leonardo Rocha | 17/08/2019 21:37
Santa Casa, maior hospital de Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo)
Santa Casa, maior hospital de Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo)

O projeto apresentado na Assembleia obriga as instituições e hospitais que recebem recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) a divulgar a lista de espera para consultas, exames e cirurgias, no Mato Grosso do Sul. A intenção é que os pacientes saibam quantos estão na sua frente para serem atendidos.

Esta lista, segundo a proposta, precisa ter o número do cartão nacional de saúde, as iniciais das pessoas, assim como a data de nascimento. Também deve constar a data quando foi solicitado este procedimento (consulta, exame ou cirurgia), assim como prazo de espera e a unidade de atendimento que fez o pedido.

“É uma forma de dar transparência, fiscalizar, dar publicidade e evitar corrupção. Assim, o paciente poderá acompanhar sua colocação nas respectivas filas de atendimento”, disse o autor do projeto, o deputado Renan Contar (PSL). Ele ainda quer que a lista de todas as pessoas que foram atendidas, também esteja acessível.

A lista deve ser publicada na página oficial da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e nos sites das instituições regionais, tendo atualização a cada semana. Caberá ainda ao órgão estadual mostrar a movimentação da fila e do número de inscritos. O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado em plenário.

Nos siga no Google Notícias