ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Política

Projeto obriga praças de pedágio a aceitar cartão de débito em pagamentos

Leonardo Rocha | 02/03/2016 08:40
Praças de pedágio em MS podem ter novas formas de pagamento (Foto: Marcos Ermínio)
Praças de pedágio em MS podem ter novas formas de pagamento (Foto: Marcos Ermínio)
Deputado José Carlos Barbosa apresentou projeto, durante sessão na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputado José Carlos Barbosa apresentou projeto, durante sessão na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

Após reclamações de motoristas, o deputado José Carlos Barbosa (PSB) apresentou projeto que obriga as praças de pedágio em Mato Grosso do Sul, a aceitar o cartão de débito no pagamento das tarifas, já que atualmente só se permite por meio de dinheiro, cheque ou vale pedágio. A intenção é facilitar as condições para quem trafega pela BR-163 e evitar momentos de constrangimento.

"Nos países desenvolvidos já funciona desta forma, nem todo mundo carrega dinheiro na carteira, mas sempre o cartão de crédito e débito, quando não aceita esta forma de pagamento o consumidor é prejudicado, pode até gerar constrangimento", disse o autor da medida.

O projeto ainda prevê a afixação de cartazes de fácil visualização em todos os terminais, informando as formas de pagamento. Quem descumprir a lei irá levar no primeiro momento apenas advertência, com o prazo de cinco dias para regularizar, caso não seja viabilizado, pode gerar multa de 100 uferms. Ficará a cargo dos órgãos competentes fazer a devida fiscalização.

Se a lei for aprovada, irá entrar em vigor 60 dias após a publicação. O deputado alega que o pagamento no cartão de débito além de ser mais eficiente, também se mostra mais seguro, para ambas as partes. O projeto segue para as comissões permanentes, para depois ser apreciado pelos deputados, no plenário da Casa de Leis.

Nos siga no Google Notícias