ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Projeto pode ampliar número de conselhos tutelares em Campo Grande

Kleber Clajus | 12/06/2014 13:12
Projeto foi aprovado pelos 21 vereadores presentes durante a sessão desta quinta-feira (Foto: Kleber Clajus)
Projeto foi aprovado pelos 21 vereadores presentes durante a sessão desta quinta-feira (Foto: Kleber Clajus)

A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, nesta quinta-feira (12), projeto de lei substitutivo que permite readequações no Conselho Tutelar. Dentre as mudanças estão a instituição de mandato por quatro anos, plantão remunerado e previsão de orçamento para instalação de cinco novos polos de atendimento.

Pelo texto do projeto, a escolha dos conselheiros será unificada e realizada no primeiro domingo de outubro do ano subsequente a eleição presidencial, conforme disposto na Lei Federal 12.696/12. Os mandatos serão de quatro anos, podendo ser prorrogados.

Cinco emendas foram incorporadas a proposta pelos vereadores, dentre elas que os salários pagos sejam equivalentes ao período de trabalho, reforço da equipe de referência com psicólogo e assistente social com mais duas profissionais de Serviço Social, bem como regras para a campanha eleitoral dos representantes.

De acordo com a conselheira tutelar da Região Norte, Vânia Nogueira, os profissionais trabalham hoje 40 horas semanais, mas recebem por 20 horas. Com a alteração, o salário de aproximadamente R$ 2,5 mil pode dobrar.

Vânia também lembra que o alinhamento com a legislação nacional pode resultar na abertura de cinco novos polos de atendimento, uma vez que a lei prevê um Conselho Tutelar para atender cada grupo de 100 mil pessoas. A população da Capital estimada em 2013, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é de 832.352 habitantes.

O projeto, votado em regime de urgência, teve o apoio dos 21 vereadores presentes na sessão ordinária desta quinta-feira.

Nos siga no Google Notícias