ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Projeto prevê medidas de prevenção contra suicídio de adolescentes

Uma das medidas é a criação de um aplicativo para facilitar contato com jovens

Leonardo Rocha | 05/07/2018 08:06
Projeto quer diminuir casos de suicídio entre adolescentes (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Projeto quer diminuir casos de suicídio entre adolescentes (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O projeto apresentado pelo deputado Pedro Kemp (PT) prevê medidas de prevenção contra suicídios e depressão entre adolescentes, em ações principalmente nas escolas, onde os professores e educadores estão preocupados com os estudantes, devido os problemas psicológicos constatados.

A proposta cita que o poder executivo precisa desenvolver programas e atividades para aproximar e dar o devido aparato a estes adolescentes, como a criação de um aplicativo que possibilite a comunicação do jovem com uma rede de apoio multidisciplinar, além de ações educativas em várias disciplinas, orientação à sociedade civil e até capacitação dos profissionais na educação, para identificar estes problemas.

“Tenho visitado as escolas e vejo a preocupação de gestores, coordenadores e professores. Escuto relatados de sofrimento psicológico entre os alunos, em razão de problemas de ordem pessoal, especialmente entre as famílias mais vulneráveis”, disse o autor, que alega que é preciso ter uma interação entre os profissionais de saúde e educação.

De acordo com a proposta, no Brasil, entre 2000 e 2015, os suicídios aumentaram 65% entre pessoas dos dez aos 14 anos, e 45% dos 15 aos 19 anos. O deputado cita que é importante o contato dos jovens com os profissionais, usando tecnologia como os aplicativos de celular.

“O assunto é de extrema delicadeza, mas é necessário falar claramente sobre o suicídio com os nossos jovens e adolescentes, a exemplo do Japão, que em 1998 o governo decidiu desenvolver medidas de saúde pública no país para diminuir o número de suicídios, e hoje o índice é bem menor que há dez anos”, disse Kemp.

Nos siga no Google Notícias