A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017

19/05/2017 12:28

Projeto prevê medidas nas escolas para prevenir doenças em professores

Leonardo Rocha
Deputado Renato Câmara (PMDB), autor do projeto, durante sessão na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)Deputado Renato Câmara (PMDB), autor do projeto, durante sessão na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O projeto de autoria do deputado Renato Câmara (PMDB) prevê uma série de medidas em escolas, para orientar e prevenir os professores, das chamadas doenças ocupacionais, que aparecem em decorrência do exercício da profissão. Caberá ao governo organizar estas ações na rede estadual de ensino.

O autor justifica que muitos professores são vítimas de doenças respiratórias, lesões por esforços repetitivos, distúrbios osteomusculares, varizes nas pernas, síndromes e cansaço mental, em função do exercício da profissão, nas salas de aula.

As instituições de ensino terão que informar e esclarecer os professores, além de profissionais de educação, sobre que métodos e formas preventivas devem dispor, para evitar estes males, para que seja implantada na sua rotina. Caberá ao governo fazer a organização e criar os grupos, que terão a participação de profissionais de saúde.

“Alguns estudos apontam a ocorrência comum de doenças relacionadas ao exercício da profissão, como dor na coluna, alergia, problemas com a voz, assédio moral e estresse crônico", disse o autor, que ressalta que o projeto considera como doenças ocupacionais aquelas reconhecidas pela previdência estadual.

Ele também cita que a Organização Mundial da Saúde prevê que até 2020 a depressão será a segunda maior causa da incapacitação para o trabalho. O projeto segue para as comissões permanentes da Assembleia, para depois ser votado pelos deputados, no plenário da Casa de Leis.

Sem quórum, Câmara adia novamente leitura da denúncia contra Temer
A Câmara dos Deputados não alcançou hoje (25) o quorum mínimo de 51 parlamentares para abertura da sessão de debates. Com isso, a leitura da denúncia...
Câmara analisa desmembramento da denúncia contra Temer e dois ministros
A Câmara dos Deputados analisa a possibilidade de desmembrar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Mi...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions