ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Projeto prevê orientação aos pais de filhos com Síndrome de Down

Hospitais terão que dar a devida orientação e comunicar entidades sobre recém-nascidos com síndrome de down

Leonardo Rocha | 10/11/2017 09:56
Onevan de Matos, autor do projeto, ao lado de Junior Mochi (Foto: Assessoria/ALMS)
Onevan de Matos, autor do projeto, ao lado de Junior Mochi (Foto: Assessoria/ALMS)

O projeto do deputado Onevan de Matos (PSDB) quer obrigar os hospitais públicos e privados, a fazer uma comunicação imediata sobre recém-nascidos com Síndrome de Down, para entidades que prestam serviços a estas crianças. A intenção é que desde o nascimento, os pais tenham a devida assistência e orientação sobre este público.

"O objetivo é prestar auxílio imediato aos pais e responsáveis pelas crianças nascidas com Síndrome de Down, além de possibilitar o acompanhamento precoce e especializado, visando assegurar-lhes um desenvolvimento saudável", explicou o deputado.

Os hospitais públicos e privados, ainda devem fornecer aos pais e responsáveis, lista com dados completos de instituições, entidades e associações que ofereçam tratamento especializado para portadores de Síndrome de Down.

"O diagnóstico neste momento (nascimento) coloca os pais e responsáveis em um cenário novo, inesperado e para o qual não foram preparados. Diante disso, há necessidade de ampará-los, fornecendo informações adequadas e corretas", ponderou o autor.

O projeto prevê que caso não haja esta comunicação, as unidades de saúde poderão receber advertência e até pagamento de multa de 100 uferms (R$ 2.414,00), podendo ser cobrado o dobro, em caso de reincidência. O recurso será revertido para programas de proteção às pessoas com deficiência.

Nos siga no Google Notícias