ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Projeto proíbe eliminar candidatos classificados fora das vagas disponíveis

Ao invés de realizar um novo concurso, proposta é convocar os já aprovados com nota mínima

Aline dos Santos | 16/06/2022 11:28
Candidatos participam de concurso público no dia 3 de abril, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)
Candidatos participam de concurso público no dia 3 de abril, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

Projeto de lei, que tramita na Assembleia Legislativa, proíbe a eliminação de candidatos classificados fora da quantidade de vagas disponíveis em concursos públicos estaduais. De autoria do deputado Pedro Kemp (PT), a proposta abrange concursos em andamento e os que se encontram no prazo de validade ou de sua prorrogação. Ou seja, ao invés de um novo concurso, vão sendo chamados os aprovados.

Conforme o projeto, “fica vedada nos concursos da Administração Pública Estadual a eliminação de candidatos que pontuarem com nota mínima exigida no edital, ainda que não classificados dentro do quantitativo de vagas disponibilizadas para as demais etapas do certame”.

Segundo o deputado, tem sido prática recorrente nos mais recentes concursos eliminar os candidatos que atingiram nota mínima prevista no edital, tendo como fundamento apenas classificar o número de aprovados que correspondem às vagas previstas. “Todavia, a atual prática além de injusta para os candidatos é também ineficiente para a Administração Pública”.

O projeto destaca que embora haja cobrança de inscrição, o tesouro estadual complementa as despesas, portanto, há gasto de recursos públicos e de recursos humanos.

De acordo com Kemp, a motivação da proposta de lei é garantir maior eficiência na gestão dos recursos públicos gastos na elaboração e execução dos concursos para cargos públicos, bem como tratar com mais respeito e justiça o cidadão que se empenha e investe recursos financeiros e tempo de vida para concorrer nas provas.

“Há uma quantidade enorme de pessoas que passaram o concurso, conseguiram a nota mínima, mas não têm o direito de fazer fases posteriores. São pessoas que pagaram taxas, vieram de outros Estados. Recebi comissões de candidatos de concursos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar. Acho muita injustiça”, afirma o deputado.

Na próxima terça-feira, o Projeto de Lei 177/2022 seguirá para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Nos siga no Google Notícias