ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Projeto proíbe paralisação de obras na troca de governo em MS

Vinicius Squinelo | 07/08/2013 22:16

Para evitar prejuízos à população com a paralisação de obras, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou, nesta quarta-feira (7), projeto de lei a fim de impedir a interrupção de políticas públicas em curso por ocasião de mudança de gestão, sem justificativa legal.

“Principalmente nos últimos 20 anos, a descontinuidade das ações é visível e indiscutível, ainda mais quando partido opositor vence as eleições e assume a sucessão. Quem sai perdendo é a população e isso não pode mais acontecer”, defendeu Marquinhos.

A proposta veda também a alteração pura e simples de nome do programa ou projeto de governo no caso de as ações desenvolvidas apresentarem as mesmas características e especificidades. “Essa é outra prática muito comum nas mudanças de gestão para abonar obra alheia, principalmente as que estão dando certo”, comentou o parlamentar.

Exceções - O projeto, no entanto, prevê exceções. Por exemplo, com parecer de auditor independente revelando descumprimento das metas e objetivos, o governo poderá suspender o programa.

Outra possibilidade para paralisar a ação é apresentar manifestação de comissão temática da Assembleia Legislativa ou proposta a fim de aperfeiçoar o programa para melhor execução do investimento.

O descumprimento da regra acarretará multa ao Executivo na ordem de 10 mil UFERMS (cerca de R$ 150 mil) mais 5% do valor total previsto da obra não foi concluída.

Para começar a vigorar o projeto, apresentado em parceria com o deputado estadual Lídio Lopes, é necessário o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da maioria simples dos 24 parlamentares.

Nos siga no Google Notícias