ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Política

Projeto propõe estratégias para tirar moradores das ruas

Francisco Júnior | 24/09/2013 12:58
Projeto propõe estratégias para tirar moradores das ruas

Projeto, apresentado na sessão da Assembleia Legislativa desta terça-feira (24), propõe estratégias para acabar com os moradores de rua, em Mato Grosso do Sul. O plano é garantir os direitos básicos dos cidadãos por meio de políticas públicas já existentes que asseguram acesso à educação, saúde, moradia, segurança, dignidade, trabalho, renda e lazer.

“Por falta de informação, essas pessoas perdem, por exemplo, benefícios previdenciários, como aposentadoria, e deixam de participar de programas sociais que oferecem renda mínima para garantir pelo menos a alimentação”, comentou o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), autor da matéria.

Neste sentido, o projeto sugere mecanismos para divulgar aos moradores de rua, por meio de centros de defesa dos direitos humanos, as informações necessárias para eles terem acesso aos programas federais, estaduais e municipais. Hoje, os governos oferecem alternativas para acesso à saúde, educação, assistência social e moradia.

Ciente da importância de um emprego para o cidadão mudar de vida, o deputado incluiu “a população em situação de rua como público alvo prioritário na intermediação de emprego, na qualificação profissional e no estabelecimento de parcerias com a iniciativa privada e com setor público para a criação de postos de trabalho”.

A proposta também prevê “a erradicação de atos violentos e ações vexatórias e preconceitos sociais que produzam ou estimulem a discriminação e a marginalização” dos moradores de rua. Neste sentido, Marquinhos sugere a criação e divulgação de canal de comunicação para o recebimento de denúncias de violência e discriminação.

“Uma vez na rua, as pessoas são estigmatizadas e excluídas pela sociedade, o que pode gerar sentimentos de culpa e fracasso, com perda da vontade de sobreviver e de desempenhar tarefas mínimas necessárias à sobrevivência digna”, justificou o deputado.

A fim de garantir verba no sentido de viabilizar as ações, o projeto propõe “alocar recursos no Plano Plurianual e na Lei Orçamentária para implementação das políticas públicas à população em situação de rua”.

Em apoio à iniciativa, assinaram a matéria os deputados estaduais Pedro Kemp (PT) e George Takimoto (PSL). Para virar lei, o projeto precisa do apoio da maioria dos 24 parlamentares e da sanção do governador André Puccinelli (PMDB).

Nos siga no Google Notícias