ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Projeto que altera nomenclaturas de servidores fica para 2015

Priscilla Peres | 19/12/2014 16:38

Ficou para o ano que vem, a votação do projeto de lei do Executivo que altera as nomenclaturas das categorias de Agentes Tributários Estaduais e Fiscais de Rendas do grupo TAF (Tributação, Arrecadação e Fiscalização) da Sefaz (Secretária de Fazenda de Mato Grosso do Sul). O projeto continuará em tramitação na Assembleia Legislativa no ano que vem.

"A proposta foi retirada da ordem do dia porque dependia de acordo de lideranças para ser votado, o que não aconteceu, mas continuará tramitando na Casa no próximo ano", explicou o deputado estadual Amarildo Cruz (PT), após reunião com as diretorias dos Sindate (Sindicatos dos Agentes Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul) e dos Sindifisco (Fiscais de Rendas do Estado de Mato Grosso do Sul).

Para o parlamentar, que é Agente Tributário Estadual há 33 anos, a mudança na nomenclatura dos ATE's não altera em nada suas atribuições. "A nomenclatura reivindicada pelos agentes tributários estaduais é legítima à sua atribuição que é a de fiscalizar, além de não implicar em ônus para o Estado", defendeu.

Porém, o presidente do Sindfisco (Sindicato dos Ficais de Renda de MS), Cloves Silva, acredita que a mudança é o primeiro passo para a unificação das duas categorias. Ele ainda explica, que a lei federal 2.144 atribuiu uma nova função aos fiscais, que é a constituição do credito tributário.

"Nós acreditamos que essa mudança tem o objetivo de unificar a categoria, mas os estados que ja fizeram enfrentam problemas na Justiça", afirma Cloves. O impasse entre as categorias acontece devido a uma diferença salarial entre os ATS que são de nível médio e os fiscais que exercem função de nível superior.

Proposta - Pela proposta, os Agentes Tributários Estaduais passarão a ser chamados de 'Fiscais de Tributos Estaduais e Mercadorias em Trânsito' e os Fiscais de Rendas receberão a nomenclatura 'Auditores Fiscais de Receitas Estaduais'.

Nos siga no Google Notícias