ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Projeto quer exigir intérprete para indígenas em processos judiciais

Leonardo Rocha | 08/08/2013 07:52
Projeto de lei quer exigir direito de intérprete para os indígenas durante interrogatório policial (Foto: Divulgação)
Projeto de lei quer exigir direito de intérprete para os indígenas durante interrogatório policial (Foto: Divulgação)

O deputado estadual Laerte Tetila (PT) protocolou na Assembleia Legislativa um projeto que visa exigir que os indígenas tenham direito a um intérprete em ações judiciais, administrativas e diante de um inquérito policial.

De acordo com a proposta, este acompanhamento deve ser feito desde a instauração do processo até a sua conclusão, mesmo que ele participe apenas como testemunha. De acordo com o parlamentar, a falta de comunicação e entendimento dos indígenas dificulta sua contribuição e defesa nos processos, já que boa parte deles não compreende o que está sendo discutido.

Segundo o projeto, este direito é garantido pela Constituição Brasileira que prevê o direito de ampla defesa a todos. Estudos realizados pelo Centro de Trabalho Indigenista e pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) destacam que os índios não possuem interpretes de sua língua nativa nos depoimentos e processos que participam o que prejudicam sua situação perante a justiça. “Se eles não entendem o que está sendo dito e questionado como vão participar de um interrogatório, certamente serão prejudicados”, defendeu Tetila.

O parlamentar ponderou que esta reivindicação surgiu da própria comunidade indígena, e tem o apoio do conselho estadual dos direitos humanos e da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul). “Eles vieram trazer esta proposta para que colocássemos em pauta na Assembleia, vamos pedir o apoio dos colegas”, destacou. Em relação ao custo para contratação destes profissionais, o deputado ressaltou que caberá ao poder judiciário cumprir esta tarefa.

Nos siga no Google Notícias