ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Projeto quer proibir cobrança de multas no boleto da conta de energia

Intenção é evitar que multas, indenizações e parcelas devido suposta fraude, incidam na mesma conta mensal

Leonardo Rocha | 17/11/2019 14:27
Deputados estaduais durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados estaduais durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

O projeto apresentado na Assembleia proíbe a concessionária de energia de cobrar multas, indenizações ou parcelamentos, na mesma fatura do consumo mensal, devido suposta fraude. Ainda não permite o corte, suspensão ou interrupção do serviço, pelo não pagamento do boleto, que tem tais valores inclusos.

“A exigência de que trata este projeto de lei tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo”, disse o autor do projeto, o deputado Marçal Filho (PSDB).

Esta proibição não inclui a cobrança de encargos decorrentes de “impontualidade” no pagamento dos serviços, que já foram prestados ao consumidor. Caso a lei entre em vigor, a empresa poderá receber advertência e até multa se descumprir tais medidas. O recurso arrecadado com esta situação será revertido para custear despesas com serviços públicos de saúde.

“A lei autorizará ao consumidor a contestação integral e o não pagamento do valor remuneratório do serviço do mês referência até que seja expedido novo boleto, fatura ou conta que permita o pagamento em separado”, diz o projeto.

A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada em plenário pelos deputados. Caso seja aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Nos siga no Google Notícias