ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Política

Projeto quer tornar a viola caipira de MS patrimônio cultural

Leonardo Rocha | 06/10/2017 13:03
Apresentação da Orquestra Corumbaense de Viola Caipira (Foto: Agência Sebrae)
Apresentação da Orquestra Corumbaense de Viola Caipira (Foto: Agência Sebrae)

O projeto do deputado João Grandão (PT), quer tornar a viola caipira sul-mato-grossense, patrimônio histórico e cultural do Estado. Ele justificou que o instrumento representa o cenário musical da cultura pantaneira. A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado na Assembleia.

“Em 1977, os artistas regionais desenvolveram nas suas músicas uma inter-relação com o Pantanal. A viola caipira é um instrumento que tem participação efetiva na criação da identidade do Estado. Hoje, o povo brasileiro reconhece pelo som da viola o cotidiano do homem pantaneiro”, explicou o parlamentar.

O deputado também citou que o projeto tem a contribuição do músico Marcos Assunção, que realizou uma pesquisa sobre o instrumento, assim como o cenário musical do Estado. "le realizou um trabalho de pesquisa cultural e musical que, pelo sincretismo e qualidade das fontes, resultou em uma linguagem original, das mais diversas vertentes da música brasileira".

A proposta será analisada primeiro na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), para ser avaliada a sua legalidade, e depois em duas votações no plenário. Se for aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria.

Nos siga no Google Notícias