ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Projeto reduz jornada de trabalho para enfermeiros em MS

Leonardo Rocha | 10/08/2014 14:06
Projeto do deputado Maurício Picarelli prevê redução da jornada de trabalho dos enfermeiros (Foto: Assessoria/ALMS)
Projeto do deputado Maurício Picarelli prevê redução da jornada de trabalho dos enfermeiros (Foto: Assessoria/ALMS)

O projeto de autoria do deputado Maurício Picarelli (PMDB) prevê a redução de jornada de trabalho para os profissionais de enfermagem em Mato Grosso do Sul. De acordo com a proposta, esta luta antiga da categoria estabelece seis horas diárias, sendo 30 (horas) semanais.

“O profissional que trabalha em turnos ininterruptos de absurdamente doze horas diárias e regime de plantões, por desgaste físico e emocional, está predisposto a cometer falha, colocando em risco a vida do paciente”, apontou o autor da proposta.

O deputado teve o apoio do colega Pedro Kemp (PT), que também citou a importância do pagamento do piso salarial destes trabalhadores. "É uma categoria extremamente importante no Sistema de Saúde e que dispõe de dedicação constante com os pacientes”.

O petista ponderou que 48 horas semanais, além dos salários baixos desprestigiam a categoria no Estado. "É necessário que o salário da profissão seja compatível com sua função social”, destacou.

O projeto que inclui enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem irá passar pelas comissões (permanentes) da Casa de Leis, para depois entrar em votação no plenário. Ele defende que esta mudança está prevista na Constituição Federal, e que estes profissionais passam por muito desgaste físico e emocional, portanto fica evidente a necessidade de zelar pela saúde física e mental desta categoria.

Nos siga no Google Notícias