A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

10/08/2014 14:06

Projeto reduz jornada de trabalho para enfermeiros em MS

Leonardo Rocha
Projeto do deputado Maurício Picarelli prevê redução da jornada de trabalho dos enfermeiros (Foto: Assessoria/ALMS)Projeto do deputado Maurício Picarelli prevê redução da jornada de trabalho dos enfermeiros (Foto: Assessoria/ALMS)

O projeto de autoria do deputado Maurício Picarelli (PMDB) prevê a redução de jornada de trabalho para os profissionais de enfermagem em Mato Grosso do Sul. De acordo com a proposta, esta luta antiga da categoria estabelece seis horas diárias, sendo 30 (horas) semanais.

“O profissional que trabalha em turnos ininterruptos de absurdamente doze horas diárias e regime de plantões, por desgaste físico e emocional, está predisposto a cometer falha, colocando em risco a vida do paciente”, apontou o autor da proposta.

O deputado teve o apoio do colega Pedro Kemp (PT), que também citou a importância do pagamento do piso salarial destes trabalhadores. "É uma categoria extremamente importante no Sistema de Saúde e que dispõe de dedicação constante com os pacientes”.

O petista ponderou que 48 horas semanais, além dos salários baixos desprestigiam a categoria no Estado. "É necessário que o salário da profissão seja compatível com sua função social”, destacou.

O projeto que inclui enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem irá passar pelas comissões (permanentes) da Casa de Leis, para depois entrar em votação no plenário. Ele defende que esta mudança está prevista na Constituição Federal, e que estes profissionais passam por muito desgaste físico e emocional, portanto fica evidente a necessidade de zelar pela saúde física e mental desta categoria.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions