ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Projeto sobre educação cria marco para valorizar profissionais, diz Fábio Trad

Proposta na área foi aprovada pela Câmara dos Deputados e agora segue para análise do Senado

Mayara Bueno | 08/08/2018 09:47
Deputado federal Fábio Trad (PSD/MS), na tribuna, à direita, na Câmara dos Deputados lendo relatório sobre projeto.(Foto: Divulgação/Assessoria).
Deputado federal Fábio Trad (PSD/MS), na tribuna, à direita, na Câmara dos Deputados lendo relatório sobre projeto.(Foto: Divulgação/Assessoria).

O deputado federal Fábio Trad (PSD/MS) afirmou que o projeto de lei sobre diretrizes na educação escolar básica cria “marco regulatório” e valoriza profissionais da área. O parlamentar foi relator da proposta apresentada pela deputada federal Dorinha Rezende (DEM/GO) e aprovada pela Câmara Federal.

De acordo com o projeto de lei, profissionais da educação são os que exercem a função de docência ou suporte pedagógico, que é a direção e administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional. A medida cria planos de carreira e ingresso por meio de concurso público de provas e títulos, entre outras medidas.

“Foi uma honra que assumi com muita responsabilidade, afinal trata-se de um momento histórico. Esse projeto de lei estabelece um marco regulatório para a devida valorização dos profissionais da educação escolar básica, garantindo, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso via concurso público de provas e títulos àqueles das redes públicas”.

A proposta prevê, ainda, que os planos de cargo e carreira estimulem o desempenho e desenvolvimento profissionais, além de formação continuada para atualização dos profissionais e condições de trabalho que favoreçam o processo educativo.

Na defesa do projeto, o deputado Fábio Trad destacou também as diretrizes que servirão de base para os planos de carreira dos profissionais da educação escolar pública, como a organização da carreira considerando a possibilidade de progressão funcional periódica e desenvolvimento profissional e a inclusão de requisitos para a evolução na carreira. A medida foi aprovada na Câmara dos Deputados e seguirá para análise do Senado.

Nos siga no Google Notícias