ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Proposta permite a mãe escolher entre parto normal ou cesariana

Projeto foi apresentado na Assembleia e vai ser votado em breve pelos deputados estaduais

Leonardo Rocha | 04/07/2019 08:32
Deputados Carlos Alberto David (PSL), Evander Vendramini (PP), autor do projeto, ao lado de Neno Razuk (PTB) e Londres Machado (PSD), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Carlos Alberto David (PSL), Evander Vendramini (PP), autor do projeto, ao lado de Neno Razuk (PTB) e Londres Machado (PSD), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Projeto apresentado na Assembleia permite a gestante escolher entre realizar um parto normal ou cesárea, na rede pública de saúde. Esta decisão poderá ser tomada a partir da 39° semana de gravidez. A intenção é dar autonomia para mãe, assim como ocorre na rede particular.

A proposta de Evander Vendramini (PP) alega que a decisão da gestante deve ser respeitada e se não for observada pelo médico, pode ser encaminhada a outro profissional. Caso a mãe não apresente as condições clínicas ideais para sua escolha, então será seguida a orientação médica.

Esta autonomia deve ser divulgada nos hospitais e maternidades por meio de cartazes, esclarecendo a opção da gestante pelo parto. “O objetivo deste projeto é conferir voz às mulheres, para preservar a vida, a saúde e a dignidade humana, que são direitos fundamentais dos cidadãos”, diz o autor.

O autor lembra que as gestantes com convênios e que são atendidas na rede particular, já dispõe deste benefício. “Elas têm o direito de escolher não sentir dor e um procedimento que salva vida de mulheres e crianças, que é o parto cesariano”, pontuou.

O projeto segue para a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), para depois ser votada em plenário pelos deputados. O autor garante que tem embasamento legal, para propor tal medida. Caso seja aprovada, a matéria ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias