ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

PSDB decide neste domingo candidato a presidente nas eleições de 2022

Lideranças do partido em Mato Grosso do Sul já declararam apoio ao governador gaúcho Eduardo Leite

Guilherme Correia | 21/11/2021 10:39
Eduardo Leite (à esq.) e João Doria (à dir.) são os principais nomes das prévias do PSDB para definir candidato a presidência em 2022 (Fotos: Kísie Ainoã)
Eduardo Leite (à esq.) e João Doria (à dir.) são os principais nomes das prévias do PSDB para definir candidato a presidência em 2022 (Fotos: Kísie Ainoã)

O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) decide neste domingo (21) quem levará para a disputa das eleições para a presidência do Brasil em 2022. Filiados de Mato Grosso do Sul ao partido participam das prévias em Brasília (DF) - entre eles, o governador, Reinaldo Azambuja, além de deputados federais e estaduais, prefeitos e vice-prefeitos eleitos pela legenda.

Em geral, pesquisas eleitorais têm indicado Lula (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido) na liderança pelo próximo pleito nacional e a decisão entre tucanos representa uma das possíveis opções para além desses candidatos.

O presidente do diretório estadual, Sérgio de Paula, aposta em um tom contrário ao que atribui como “polarização” e “radicalismo”, e defende a escolha do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para a composição da chapa. “Por conta desse perfil agregador, aqui nossos filiados e lideranças entendem que podemos juntos trabalhar pela pacificação do nosso Brasil”, disse em nota oficial.

A corrida pela candidatura é disputada também pelo governador de São Paulo, João Doria. Os dois já vieram ao Estado para promover suas campanhas internas. Com menor expectativa, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, é a terceira via dentre as opções tucanas e também já pisou em território sul-mato-grossense buscando apoio.

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tem apoio do diretório estadual do PSDB (Foto: Kísie Ainoã)
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tem apoio do diretório estadual do PSDB (Foto: Kísie Ainoã)

Quem vota - Quatro grupos podem votar nas prévias do PSDB, em todo o Brasil, sendo eles os filiados, políticos já eleitos e ex-presidentes do partido.

  • 39,7 mil filiados
  • 4.444 vereadores, deputados estaduais e distritais
  • 937 prefeitos e vice-prefeitos
  • 46 governadores, vice-governadores, presidente e ex-presidentes do partido, senadores e deputados federais

Ainda que haja mais de 1,3 milhão de filiados, cerca de 3% estão aptos a votar. Estes e vereadores podem votar por meio de aplicativo, mas os demais têm de estar, presencialmente, em Brasília.

O cadastro das prévias aconteceu em meados de outubro e o primeiro turno ocorre hoje - caso nenhum candidato tenha maioria absoluta, um segundo turno ocorre no próximo domingo (28).

A votação começou às 6h (de Mato Grosso do Sul) e o evento de abertura ocorreu às 9h10, com homenagens ao ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e Firmino Filho. A cerimônia segue e às 14h, a votação se encerra, com o anúncio oficial às 16h.

Governador de São Paulo, Joao Doria, veio a Mato Grosso do Sul em julho para promover eventual candidatura. (Foto: Kísie Ainoã)
Governador de São Paulo, Joao Doria, veio a Mato Grosso do Sul em julho para promover eventual candidatura. (Foto: Kísie Ainoã)

Tucanos de MS - Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos 24 candidatos tucanos em 2018, nove estão no poder - são eles, além do governador, os deputados estaduais Professor Rinaldo Modesto, Paulo Corrêa, Marçal Filho, Onevan de Matos e Felipe Orro e os deputados federais Beto Pereira, Bia Cavassa e Rose Modesto.

Além disso, o maior número de vereadores do Estado são do PSDB, são 234 parlamentares, quase o dobro do Democratas (125 vereadores). Já em relação às prefeituras, os tucanos também têm maior dominância - são 37 prefeitos tucanos, mais que o dobro dos que foram eleitos pelo Democratas (15).

Quarto maior diretório estadual do Brasil, o PSDB-MS declarou apoio a Eduardo Leite, ainda que tenha elogiado as outras opções. “O sentimento do PSDB de Mato Grosso do Sul é de que Eduardo Leite representa melhor os valores da social-democracia, e é esta posição que temos o dever de assumir neste momento de instabilidade política e econômica que o País atravessa", diz a agremiação.

Nos siga no Google Notícias