ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

PT vai aproveitar posse de diretoria para comemorar decisão do STF

Evento político vai ocorrer hoje (08), na sede do partido, a partir das 18h, em Campo Grande

Leonardo Rocha | 08/11/2019 09:50
Evento do PT em Campo Grande (Foto: Divulgação/PT)
Evento do PT em Campo Grande (Foto: Divulgação/PT)

Lideranças do PT em Campo Grande vão aproveitar o evento de posse da nova diretoria, que vai ocorrer hoje (08), a partir das 18h, para fazer um ato de comemoração à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que pode retirar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão. O encontro, na sede do partido, ainda terá uma avaliação do cenário político.

“Além da posse, vamos fazer esta comemoração em nome da Constituição, que agora vai ser respeitada, pois desde sempre tínhamos o entendimento que a sentença de uma condenação só poderia ser cumprida depois do transitado em julgado”, disse o presidente municipal do PT, Agamenon do Prado.

Ele ressaltou que vai haver um debate sobre o cenário político, que pode mudar com a saída da prisão do ex-presidente Lula. Ainda foram convidados juristas para debater com a militância os efeitos e como funciona o processo após a decisão do Supremo.

“Será também um ato de reflexão e também de comemoração por esta vitória”, disse Agamenon, que será empossado hoje (08), para mais dois anos de mandato a frente do PT. Ele ainda adiantou que está em contato com as lideranças nacionais e que caso haja a “liberdade” do ex-presidente, deve sair uma comitiva de Mato Grosso do Sul para Curitiba.

Decisão – Por 6 votos a 5, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram ontem (07), que as prisões em função de condenação vão ocorrer após o processo transitado em julgado, ou seja, depois de passar por todas as instâncias jurídicas. Antes o próprio Supremo tinha definido que tais prisões poderiam ocorrer após (condenação) segunda instância.

Segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), 4,8 mil presos serão beneficiados com esta decisão do Supremo, entre eles o ex-presidente Lula, que foi condenado no caso do tríplex em três instâncias: Justiça Federal do Paraná, TRF-4 e STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas o processo ainda não foi analisado pelo STF.

Nos siga no Google Notícias