ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Política

Puccinelli reafirma que decisão sobre candidatura está nas mãos do PMDB

Ex-governador será aclamado presidente regional do partido no sábado, função que assume “a pedidos”; seu discurso é de que não deseja disputar eleição, mas aliados o querem no páreo

Humberto Marques | 28/11/2017 15:43
Puccinelli na chegada ao diretório do PMDB, para reunião nesta semana.(Foto: Humberto Marques)
Puccinelli na chegada ao diretório do PMDB, para reunião nesta semana.(Foto: Humberto Marques)

André Puccinelli assume no sábado (2) a presidência do Diretório Regional do PMDB de Mato Grosso do Sul. Indiretamente, a convenção a ser realizada a partir das 8h na Associação Nipo-Brasileira deve também o indicar como único pré-candidato do partido ao Governo do Estado a partir de 2018. Missão para a qual ele afirma não ter a disposição pessoal de assumir, mas admite ouvir o partido antes da decisão final.

No momento, o ex-governador trata como certa apenas a missão de articular o partido visando as próximas eleições, atendendo também a pedido dos peemedebistas. “Assumo a presidência a pedido de todos”, afirmou Puccinelli ao Campo Grande News na tarde de segunda-feira (27).

“Não insisti, ao contrário. Deixei o partido livre, e todos aqui se manifestaram: senadores, deputados, prefeitos, todos pediram para eu tocar o partido”, prosseguiu o ex-governador, fazendo questão de dizer que a medida “não tem nada de desagravo”.

A anotação é resultado da recente prisão, por cerca de 20 horas, durante as investigações da operação Papiros de Lama –a quinta fase da Lama Asfáltica, que investiga denúncias de desvio de recursos e pagamentos de propina na gestão estadual durante o governo de Puccinelli.

O ex-governador, que já havia manifestado à reportagem descontentamento com os rumos das investigações –criticando a decretação de prisão preventiva sem que nenhuma denúncia formal ter sido formalizada–, também afirma que a missão partidária não terá influência na sua defesa no Judiciário, a ser conduzida por seus advogados.

O plano – O mesmo vale para a eventual pré-candidatura, tema sobre o qual Puccinelli é direto: “Não quero ser candidato”. O motivo é o mesmo que, na última eleição, ele apresentou para se retirar da disputa por vaga no Senado: cuidar da família.

“Não quis ser candidato ao Senado [em 2014]. Tinha encerrado um ciclo da função politica. Perto de completar 70 anos, quis voltar para a família, cuidar dos netos. Não vi minha filha caçula crescer”, afirma o ex-governador, que ao deixar o Executivo estadual dizia que se tornaria “vovorista”.

No entanto, quando é colocada na mesa a possibilidade de mudar de opinião diante de apelos no PMDB, a resposta é outra. “Não sei dizer”, sintetiza. Apelos nesse sentido já são certos –e presentes– no partido.

“O plano [para 2018] é o André”, resume o deputado estadual Márcio Fernandes. Segundo ele, já está definido que o PMDB terá candidato próprio ao governo. E a meta é convencer Puccinelli –tido por ele como “alguém que traz união e aglutina o partido”– a ser o pré-candidato.

Com discurso semelhante, o presidente municipal do PMDB, Ulisses Rocha, afirma que “não existe um plano B no PMDB. O partido trabalha por uma provável e desejável pré-candidatura do André”. “Não temos como exigir isso dele, mas é a hipótese que o partido deseja”, prosseguiu.

“Essa é uma decisão que tem de ser dele [Puccinelli] e da sua família. Mas não acredito que ele não assumiria essa missão”, salienta o também deputado Paulo Siufi, que se declara “andrezista” e torce pela pré-candidatura do aliado.

Os aliados também têm o mesmo discurso, quando questionados sobre a recente prisão de Puccinelli. “Não houve denúncia. As investigações começaram há quatro anos sem que ele fosse denunciado. A própria decisão que determinou sua soltura frisou isso”, destacou Ulisses Rocha, mencionando a decisão do desembargador federal Paulo Fontes, do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) que cancelou o pedido de prisão do ex-governador. 

Embora reforce o “plano único” em torno de Puccinelli, entre os peemedebistas são ventiladas, ainda, os nomes do prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa –que ainda precisa ter a filiação à legenda confirmada–, da senadora Simone Tebet e do deputado estadual e presidente da Assembleia, Junior Mochi, são cogitados para uma possível chapa majoritária em 2018.

Nos siga no Google Notícias