ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

"Quem achar que não pode ser deputado, passar bem", diz André

Wendell Reis | 26/04/2012 11:43
Puccinelli explicou que na função de governador, tem que atuar igual a um pai e, no seu caso, lidando com 79 filhos (Minamar Junior)
Puccinelli explicou que na função de governador, tem que atuar igual a um pai e, no seu caso, lidando com 79 filhos (Minamar Junior)

“A melhor maneira para o cara ser respeitado é falar a verdade” e “quem achar que não pode ser deputado, passar bem, vai para casa”, foram algumas das frases ditas pelo governador André Puccinelli (PMDB) na manhã desta quinta-feira (26) ao falar sobre a independência entre poderes.

Puccinelli afirmou que na função de governador, tem que atuar igual a um pai e, no seu caso, lidando com 79 "filhos", no caso o número de municípios de MS, já contando com Paraíso das Águas. Ele comentou que os únicos tributos arrecadados são ICMS e IPVA. Desta maneira, distribui 25% para os municípios, arrecadado na fonte e já distribuído pelo próprio banco, no caso o Banco do Brasil. Do que sobra, segundo o governador, 15% são usados para pagar a dívida com os municípios e 16,7% para os outros poderes.

O governador entende que é neste contexto que as coisas se complicam. Ele revela que quando entrou no Governo, o duodécimo, valor que é distribuído para os poderes, era de 19,15%. Mas, teve que ser diminuído, em um total de 2,5%, o que lhe custou 12,5 milhões. “Não é justo o papai arrecadar e o filho dizer: quero R$ 500 mil de mesada”.

Puccinelli afirmou que os poderes são independentes e harmônicos, mas que não tem “grana na medida que quer, mas na medida que a lei determina". O governador lembra que o duodécimo do Judiciário era de 6,8% e agora é 6,3%. Já o da Assembleia era 3,7% e retirou-se 0,5% para passar para o Judiciário.

No caso do Ministério Público, o valor subiu e passou de 3,3% para 3,7%, que também foram pegos da Assembleia. Já no caso do Tribunal de Contas do Estado, o percentual caiu de 2,1% para 1,9%. Porém, quando perceberam que o valor não pagava nem o custeio, este percentual aumentou para 2%.

“Em resumo, daquilo que era o percentual do inicio do Governo, diminuiu. Mas, a grana, quantidade, aumentou, porque a arrecadação dobrou. Não é quanto eu quero. É quanto tem de disponibilidade para todos”.

Nos siga no Google Notícias