ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Política

Reajuste de água e esgoto vira polêmica na Câmara dos Vereadores

Marta Ferreira e Paulo Fernandes | 09/12/2010 12:13

Paulo Pedra quer sustar decreto que reajusta serviço em 8,91%

O reajuste de 8,91% no tarifa dos serviços de água e esgoto em Campo Grande, autorizado na semana passada com validade para janeiro de 2011, virou polêmica na Câmara dos Vereadores esta manhã.

O vereador Paulo Pedra (PDT) apresentou à Casa uma proposta de decreto legislativo sustando a autorização dada pela Prefeitura de Campo Grande, com a assinatura de outros três vereadores (Alcides Bernal, Clemêncio Ribeiro e Loester Nunes).

Pedra também ocupou a tribuna para reclamar que o reajuste não foi discutido com os vereadores. Informou, ainda, sobre a apresentação de requerimento convocando a direção da Águas Guariroba para explicar o aumento.

O pedetista defendeu que o decreto autorizando a alta seja derrubado pela Câmara.

Pedra diz que o reajuste “exorbita a razoabilidade”. Ele afirmou que quando foi concedido o reajuste anterior, em agosto de 2009, de 15%, houve a promessa de que não houvesse novos aumentos no prazo de 2 anos.

Marquinhos Trad - A manifestação de Pedra provocou uma reação irritada do presidente da Câmara, Paulo Siufi (PMDB). Em aparte, o vereador destinou suas críticas ao deputado Marquinhos Trad, que na sessão de terça-feira levantou a polêmica sobre o reajuste para os serviços de água e esgoto, ao apresentar requerimento à Assembleia Legislativa pedindo explicações à Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados sobre o reajuste permitido à Águas.

Siufi afirmou que Marquinhos ficou por dois anos na Câmara e nada fez e que, pela terceira vez, desmerece os vereadores. Ele atribuiu ao deputado do PMDB declarações de que os vereadores de Campo Grande não têm “feito nada”.

O presidente da Câmara afirmou que Marquinhos Trad dever ser mais “responsável” e não sair simplesmente “jogando no ventilador”. Ele criticou, também, a atuação da CPI da Enesul, relatada por Marquinhos, dizendo que ela não significou redução de preços ao consumidor.

A crítica de Siufi descambou para o particular. “Se ele tem problema de relacionamento com o irmão dele (o prefeito Nelsinho Trad Filho), eles que se entendam”. Siufi é primo dos dois.

Depois de tudo, Siufi disse que a Câmara vai discutir o assunto, contatar a Agência de Regulação e, caso seja necessário, sustar o decreto do reajuste.

O Campo Grande News não conseguiu falar com o deputado pelo telefone.

O presidente da Câmara: críticas ao deputado Marquinhos Trad após polêmica sobre reajuste de água e esgoto. (Foto: João Garrigó)
O presidente da Câmara: críticas ao deputado Marquinhos Trad após polêmica sobre reajuste de água e esgoto. (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias