ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Reajuste no próprio salário depende da Câmara Federal, dizem deputados

Deputados estaduais dizem que se houver aumento (salário) na Câmara Federal, terá o efeito cascata na Assembleia

Leonardo Rocha | 08/11/2018 13:12
Deputados durante sessão na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados durante sessão na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados estaduais garantem que não há nenhum projeto ou discussão sobre o reajuste em seus próprios salários, no entanto admitem que este aumento depende da Câmara Federal. O argumento é que se houver mudança nos vencimentos dos deputados federais, então terá o “efeito cascata” na Assembleia Legislativa.

O 1° secretário da Assembleia, o deputado Zé Teixeira (DEM), ponderou que o reajuste de 16% nos salários dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), aprovado ontem (07) no Senado, não era o “momento adequado”, devido a situação econômica do Brasil, assim como o déficit nas contas públicas, no entanto admitiu que pode haver um “efeito cascata” à nível nacional e depois nos estados.

“Não discutimos nada sobre o aumento, mas o nosso salário está vinculado aos deputados federais, sendo 75% do valor. Se eles fizeram o reajuste lá, pode ter o efeito aqui”, admitiu o democrata. Mesma posição do vice-presidente da Assembleia, o deputado Onevan de Matos (PSDB). “O nosso reajuste (salário) depende da Câmara (Federal) e sempre é feito a cada quatro anos”. Ele acredita que o aumento fica para o ano que vem.

Pedro Kemp (PT) também disse que o “assunto” não entrou em pauta na Assembleia, mas que é de “praxe” a correção salarial a cada quatro anos, no final da legislatura. “O que acredito é que se espera a definição lá em Brasília, se tiver o reajuste na Câmara, segue para as Assembleias”, avaliou o petista.

José Carlos Barbosa (DEM) lembrou que as mudanças em Brasília no Congresso Nacional e STF repercutem por aqui. “O salário dos ministro do STF é a base do serviço público, se tiver o reajuste pode ter sim o efeito cascata”. Atualmente os deputados recebem R$ 25.322,25 de salário por mês.

Nos siga no Google Notícias