ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Reinaldo defende fundo para ações na fronteira em reunião no Acre

Azambuja defende a criação de um sistema único de segurança para proteger os mais de 23 mil km de fronteira de MS com os países Paraguai e Bolívia

Mayara Bueno | 27/10/2017 17:25
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), à direita, durante encontro com chefes de executivos de 20 estados. (Foto: Assessoria Governo Acre).
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), à direita, durante encontro com chefes de executivos de 20 estados. (Foto: Assessoria Governo Acre).

A criação de um fundo voltado à segurança pública na fronteira é fundamental, afirmou o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), durante o Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras, que acontece nesta sexta-feira, dia 27, em Rio Branco, Acre.

Reinaldo defende a criação de um sistema único de segurança para proteger os mais de 23 mil km de fronteira de Mato Grosso do Sul com os países Paraguai e Bolívia.

Aos participantes do encontro, o governador afirmou novamente sua preocupação com o aumento do crime organizado na região de fronteira. A falta de efetivo de forças nacionais prejudica a repressão ao tráfico de drogas e contrabando, afirma.

“Em quase três anos, investimos mais que os outros governos em segurança pública, reaparelhando e modernizando nossas polícias e colocando mais policiais nas ruas. Contudo, sem a União assumindo seu papel constitucional na fronteira e uma integração com os estados e municípios, será difícil bloquear a entrada de ilícitos no Rio de Janeiro e outros grandes centros”, disse o governador.

O fundo defendido é fundamental para financiamento de estruturas de segurança pública, segundo Azambuja, que voltou a cobrar apoio da União no comando de ações integradas na fronteira.

O evento na capital do Acre começou às 11 horas de Mato Grosso do Sul sem o presidente da República, Michel Temer (PMDB), que não pode viajar por problemas de saúde.

Chefe dos executivos de 20 estados e outras autoridades estão reunidos com o objetivo de buscar soluções para combater ao narcotráfico. Em Mato Grosso do Sul, são incontáveis os acessos livres entre os dois países (Paraguai e Bolívia) por estradas, trilhas e matas.

Os governadores assinaram no encontro de hoje a Carta do Acre, que é um proposta de união de esforços em defesa da vida e da integridade física da população brasileira. As informações são dos governos de MS e Acre. 

Nos siga no Google Notícias