ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Política

Renúncia de Gilmar Olarte “rebaixa” processo da Coffee Break na Justiça

Aline dos Santos | 08/09/2016 16:00

Um dos efeitos da renúncia do prefeito afastado de Campo Grande, Gilmar Olarte (Pros), será o “rebaixamento” da Operação Coffee Break para um juiz de Vara Criminal em primeiro grau.

A denúncia tramita na Seção Criminal do TJ/MS ((Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) porque Olarte, ainda que na condição de afastado, tinha foro privilegiado, o que fez o processo ser no tribunal. A ação denuncia 24 pessoas – entre políticos e empresários - por associação criminosa e corrupção (ativa e passiva) na cassação do prefeito Alcides Bernal em 2014.

“A Coffee Break está no tribunal porque o Olarte assumiu a condição de prefeito. Com a renúncia, o processo vai para uma vara criminal do Fórum de Campo Grande. Alguém vai requerer. Ou o próprio Ministério Público Estadual ou a defesa dos acusados”, afirma o advogado André Borges, que atua na defesa do vereador Otávio Trad (PTB).

Desta forma, caberá ao juiz aceitar ou não a denúncia e os denunciados ganham mais uma instância para recursos.

“O caminho natural é que a competência seja deslocada para primeira instância. O que atraiu para a segunda instância foi a prerrogativa de foro da autoridade que renunciou. Isso não interfere no tempo, na qualidade da prestação jurisdicional, mas apena mudança de competência”, afirma o advogado Otávio Trad, que atua na defesa do vereador Airton Saraiva (DEM).

Núcleos – Na esfera de associação criminosa, os denunciados são: Gilmar Olarte, João Amorim (empresário), João Baird (empresário), Mario Cesar (vereador), Fábio Machinsky (empresário), Airton Saraiva (vereador), Flávio César (vereador), André Puccinelli ( ex-governador), Nelson Trad Filho (ex-prefeito), Luiz Pedro Guimarães (empresário), Raimundo Nonato de Carvalho (empresário), André Scaff (procurador da Câmara) e Carlos Naegele (empresário).

Na corrupção ativa, foram denunciados: Gilmar Olarte, João Amorim, João Baird, Mario Cesar, Fábio Machinsky, Airton Saraiva e Flávio César. Na corrupção passiva, a denúncia é contra 11 vereadores: Edil Albuquerque, Carlos Augusto Borges (Carlão), Edson Shimabukuro, Gilmar da Cruz, Eduardo Romero, Jamal Salém, João Rocha, Alceu Bueno, Otávio Trad, Paulo Siufi e Waldecy Batista Nunes, o Chocolate.

Nos siga no Google Notícias