ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Representação encaminhada ao MP questiona abono de Natal a vereadores

Helio de Freitas, de Dourados | 18/12/2014 10:38
O farmacêutico Racib Panage Harb questiona a criação do subsídio na mesma legislatura e diz que a gratificação contraria a Constituição (Foto: Douranews)
O farmacêutico Racib Panage Harb questiona a criação do subsídio na mesma legislatura e diz que a gratificação contraria a Constituição (Foto: Douranews)

Uma representação protocolada ontem à tarde no MPE (Ministério Público Estadual) questiona o abono de Natal dos vereadores, aprovado terça-feira em Dourados, a 233 km de Campo Grande. A gratificação, de um salário a mais por ano, começa a ser paga em dezembro de 2015. Cada um dos 19 vereadores douradenses tem vencimento mensal de R$ 10 mil.

O pedido de providências foi feito pelo farmacêutico e bioquímico Racib Panage Harb, que vê indícios de ilegalidade na decisão dos legisladores douradenses de criarem em benefício próprio uma gratificação natalina a ser paga na mesma legislatura.

“A aprovação do projeto levanta dúvida sobre dois aspectos, o primeiro refere-se ao aumento salarial, cujo subsídio já é previsto na Constituição Federal. Chama a atenção o aumento dos subsídios na interface da legislatura dos vereadores, diferentemente da legislatura das assembleias estaduais e do Congresso Nacional. O segundo aspecto é que a gratificação natalina nada mais é que um subsídio adicional disfarçado de gratificação para burlar a legislação federal”, afirma o morador na representação ao MP.

Segundo Racib Harb, a Constituição Federal diz no artigo 39, inciso 4, que a remuneração é de forma única, sendo vedado qualquer acréscimo, “seja como ele for chamado”. Ele aponta ainda que a Lei Orgânica Municipal estabelece como competência dos vereadores fixar os subsídios, mas não cita fixação de gratificações natalinas ou adicionais.

“A Constituição Estadual veda ao aumento da remuneração para a mesma legislatura, fato esse que não ocorreu neste ato da Câmara de Vereadores de Dourados”.

No entendimento do farmacêutico, a Câmara de Dourados pode ter cometido ato inconstitucional, pois não há previsão legal na Lei Orgânica Municipal e na Constituição Estadual e Federal. “A incidência da gratificação natalina ou 13º salário afronta os limites da autonomia municipal para os agentes eletivos”.

Câmara se defende – Em nota distribuída pela assessoria de imprensa, o presidente da Câmara, Idenor Machado (DEM), informou que a gratificação natalina está amparada em dispositivos legais, “que asseguram aos parlamentares os mesmos direitos dos demais trabalhadores que contribuem com Previdência Social e que têm parte de seus rendimentos tributados pela Receita Federal”.

Segundo ele, o projeto aprovado nesta semana para entrar em vigor em 2015 atende o parecer da conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Marisa Serrano, aprovado em agosto passado.

Em resposta a uma consulta da Câmara de Vereadores de Miranda, relacionada ao 13º e férias remuneradas dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, o TCE reconheceu a legalidade do pagamento de gratificação de Natal sob o argumento de que o benefício está assegurado na Constituição Federal.

No parecer, a conselheira afirma que o artigo 7º, VIII, da Constituição estabelece o 13º salário como um direito assegurado a todos os trabalhadores urbanos e rurais, inexistindo qualquer vedação ao recebimento dessa gratificação por prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. “Desta forma, a Câmara de Dourados esclarece que mais uma vez tem cumprido todos os mecanismos previstos em lei, regulamentando a matéria e estabelecendo parâmetros e prazos para sua aplicação”, diz Idenor Machado.

Idenor Machado disse que abono foi criado após parecer favorável do TCE (Foto: Divulgação)
Idenor Machado disse que abono foi criado após parecer favorável do TCE (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias