ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Sem verba, prefeitos só conseguem pagar contas, avalia Assomasul

Pedro Caravina, que também é prefeito de Bataguassu, afirmou que o pacto federativo precisa ser revisto

Mayara Bueno | 27/02/2019 13:38
Presidente da Assomasul, Pedro Caravina, durante discurso. (Foto: Divulgação/Arquivo).
Presidente da Assomasul, Pedro Caravina, durante discurso. (Foto: Divulgação/Arquivo).

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina (PSDB), comentou sobre as dificuldades dos prefeitos em relação às finanças. Em entrevista, o dirigente da entidade afirmou que, hoje, o chefe do Executivo municipal está limitado a ser um simples pagador de contas.

Caravina defendeu, novamente, a aprovação de um novo pacto federativo como maneira de oxigenar as finanças dos municípios brasileiros. Hoje, segundo ele, é “impossível sobreviver com apenas 18% do bolo tributário nacional”.

O percentual é dividido entre os 5,5 mil municípios brasileiros e, enquanto isso, falta dinheiro para “saúde, para educação, falta de recursos de infraestrutura e o prefeito acaba sendo um pagador de contas, pagar a folha de pagamento e as despesas correntes”.

A revisão, acrescenta, é necessária, já que “as coisas acontecem no município”. “O prefeito tem a Câmara de Vereadores para ser fiscalizado, para dar sugestões. A população está muito mais perto do município do que da União, que é um ente abstrato. Quer dizer, a população tem como cobrar, como apresentar as demandas”.

De acordo com o presidente, os chefes dos Executivos municipais vão a Brasília entre 8 e 11 de abril, para a XXII Marcha em Defesa dos Municípios. A intenção é pressionar a revisão do pacto federativo. A expectativa é que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), participe do congresso, apontado pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) como o maior evento político da América Latina.

Questões como royalties do petróleo e do cartão de crédito, cuja ação está no STF (Supremo Tribunal Federal), serão cobradas. Segundo o presidente, os gestores municipais terão alívio com a mudança na cobrança do ISS (Imposto sobre Serviços), no caso das transações de cartão de crédito.

Nos siga no Google Notícias