ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Política

Senado debate com ministro demarcação de terras indígena em MS

Lidiane Kober | 12/09/2013 16:12

A Comissão de Agricultura do Senado marcou para o dia 3 de outubro audiência pública com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a presidente da Funai, Maria Augusta Boulitreau Assirati, para discutir a demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul e no país.

Em reunião nesta quinta-feira (12), via assessoria, o senador Ruben Figueiró (PSDB) informou que pediu a inclusão dos nomes do presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), Eduardo Riedel e do presidente da Acrissul (Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, para participar do debate.

Para Figueiró, a Comissão de Agricultura precisa entrar na discussão, principalmente depois de conflitos recentes envolvendo indígenas e produtores rurais que, inclusive, resultaram na morte de um índio sul-mato-grossense.

Inicialmente, o presidente da comissão, senador Benedito de Lira (PP-AL), sugeriu que os representantes da classe rural de Mato Grosso do Sul fossem ouvidos antes da reunião com o Ministro da Justiça. O senador Waldemir Moka (PMDB), por sua vez, reforçou a necessidade da participação deles.

Ele lembrou ainda que a União propôs a compra das terras conflagradas com Títulos da Dívida Agrária (TDAs), mas o Governo do Estado está preocupado com a depreciação dos papéis. Para os parlamentares sul-mato-grossenses, é imprescindível esclarecer essas questões.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) também apoiou o debate e solicitou a inclusão de mais um convidado, o Procurador do estado do Rio Grande do Sul, Rodinei Candeia. A reunião com os cinco participantes acontecerá na Comissão de Agricultura, no dia 03 de outubro, a partir das 8h30.

Nos siga no Google Notícias