A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

12/09/2013 16:12

Senado debate com ministro demarcação de terras indígena em MS

Lidiane Kober

A Comissão de Agricultura do Senado marcou para o dia 3 de outubro audiência pública com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a presidente da Funai, Maria Augusta Boulitreau Assirati, para discutir a demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul e no país.

Em reunião nesta quinta-feira (12), via assessoria, o senador Ruben Figueiró (PSDB) informou que pediu a inclusão dos nomes do presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), Eduardo Riedel e do presidente da Acrissul (Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, para participar do debate.

Para Figueiró, a Comissão de Agricultura precisa entrar na discussão, principalmente depois de conflitos recentes envolvendo indígenas e produtores rurais que, inclusive, resultaram na morte de um índio sul-mato-grossense.

Inicialmente, o presidente da comissão, senador Benedito de Lira (PP-AL), sugeriu que os representantes da classe rural de Mato Grosso do Sul fossem ouvidos antes da reunião com o Ministro da Justiça. O senador Waldemir Moka (PMDB), por sua vez, reforçou a necessidade da participação deles.

Ele lembrou ainda que a União propôs a compra das terras conflagradas com Títulos da Dívida Agrária (TDAs), mas o Governo do Estado está preocupado com a depreciação dos papéis. Para os parlamentares sul-mato-grossenses, é imprescindível esclarecer essas questões.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) também apoiou o debate e solicitou a inclusão de mais um convidado, o Procurador do estado do Rio Grande do Sul, Rodinei Candeia. A reunião com os cinco participantes acontecerá na Comissão de Agricultura, no dia 03 de outubro, a partir das 8h30.

Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...
Senado aprova R$ 1,9 bi a estados para compensar desoneração de exportações
Após suspender a sessão do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), retomou os trabalhos do plenário da Casa com o obj...
Temer discutirá data de votação da reforma da Previdência nesta quinta
O anúncio do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que a votação da proposta de reforma da Previdência ficará para fevereiro causou r...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions