ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Senador de MS vai ler relatório da reforma que se coloca a favor na terça-feira

Comissão mista poderá optar por votar parecer já amanhã ou adiar

Mayara Bueno | 28/11/2016 12:16
Pedro Chaves (PSC-MS) durante reunião da comissão sobre a reforma do ensino médio. (Foto: Divulgação Assessoria)
Pedro Chaves (PSC-MS) durante reunião da comissão sobre a reforma do ensino médio. (Foto: Divulgação Assessoria)

Relator da MP (Medida Provisória) da reforma do Ensino Médio, o senador de Mato Grosso do Sul, Pedro Chaves (PSC), vai ler seu relatório, em que se coloca a favor da medida, na terça-feira (29), a partir das 10 horas de Brasília.

A leitura será realizada na comissão mista formada por senadores e deputados federais. Lá, os parlamentares receberão cópias do parecer e poderão optar por votar amanhã mesmo ou adiar. Hoje, às 14h30, o parlamentar vai se reunir com o ministro da Educação Mendonça Filho, para fechar últimos detalhes. 

Se colocando favorável à reforma, Chaves explicou que o projeto tem a Base Nacional Curricular, com as matérias de português, matemática e inglês, assim como a Base Itinerários Formativos, onde o estudante poderá escolher que área pretende seguir, de forma a direcionar o estudante.

“A medida está de acordo com as tendências modernas do ensino médio, como é aplicado na Europa e nos Estados Unidos, mas com características brasileiras”. Segundo o senador, seu parecer trará algumas orientações, que o governo analisará se vai seguir.

Se a comissão votar amanhã mesmo e aprovar, a medida vai para a Câmara dos Deputados, onde pode entrar em votação ainda este ano. Depois, a demanda volta para o Senado e, se for aprovada, deve ser sancionada pelo presidente da República, Michel Temer (PMDB), em março de 2017.

Formam o colegiado 52 pessoas – são 26 deputados federais e 26 senadores, entre membros titulares e suplentes. Somente os titulares votam o parecer dentro da comissão. Para seguir para o plenário, precisa da aprovação da maioria absoluta.

Cada estado poderá ter áreas específicas de formação profissional. Cada aluno faz a base obrigatória e depois segue para sua área de interesse. Ao todo, 567 emendas anexadas ao projeto.

Nos siga no Google Notícias