ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 23º

Política

Senadores sugerem criação da carreira de Auditor Federal do SUS

Indicação foi entregue no Senado Federal na semana passada e sugere criação de projeto de lei pelo Executivo

Ana Paula Chuva | 27/04/2022 13:29
Soraya Thronicke é uma das autoras do projeto (Foto: Divulgação)
Soraya Thronicke é uma das autoras do projeto (Foto: Divulgação)

Indicação para elaboração de projeto de lei para criar a carreira de Auditor Federal do SUS (Sistema Único de Saúde), foi protocolada no Senado Federal na semana passada.  O objetivo é fortalecer a fiscalização e melhorar os processos de gestão e atendimento aos usuários da saúde pública.

O documento, de autoria da senadora Soraya Thronicke (União) e dos senadores Alessandro Vieira (PSDB) e Zequinha Marinho (PL), foi entregue no dia 20 de abril e propõe ao Presidente da República a criação da carreira.

“É preciso trabalhar na prevenção antes que o "leite seja derramado" e os prejuízos continuem sendo pagos pelo cidadão. Fiscalizar é fundamental no combate à corrupção e dessa bandeira eu não abro mão”, afirmou Soraya.

Segundo a justificativa feita pela senadora, cabe ao Poder Executivo avaliar a viabilidade da criação de uma nova carreira, no entanto, a necessidade das ações estatais na área da saúde pública exigem a atuação de um corpo de servidores dedicados exclusivamente ao controle contábil, financeiro e orçamentário.

Para os servidores do Denasus (Departamento Nacional de Auditoria do SUS), há urgência de recomposição no quadro que está defasado por falta de estruturação da carreira.

“Estamos quase fechando as portas pela baixa quantidade de servidores que temos, pois é feito um processo seletivo interno e como não existe a carreira de Auditor Federal do SUS, isso não gera interesse dos servidores em compor o quadro. Há também uma morosidade para solucionar a questão”, diz nota do Denasus.

Nos siga no Google Notícias