ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Política

Servidor que faltar trabalho pode ter salário cortado, avisa prefeito

Pontos eletrônicos devem ser instalados até 15 de outubro, prevê acordo entre município e Justiça

Mayara Bueno | 28/08/2017 11:21
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD).
(Foto: Marcos Ermínio).
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD). (Foto: Marcos Ermínio).

O servidor que faltar ou atrasar sem justificativa poderá ter o salário descontado, segundo o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), nesta segunda-feira, dia 28.

A previsão é que a partir de outubro os 23.724 funcionários públicos comecem a registrar a entrada e saída de seus postos de trabalho em um ponto eletrônico. A situação foi judicializada e, na semana passada, audiência de conciliação determinou a instalação de 496 máquinas até 15 de outubro.

"Agora vamos ter um controle maior de entrada e saída". E, quem atrasar ou faltar e não apresentar atestado médico ou outra razão, será alvo de procedimento administrativo e, se for o caso, o salário cortado. "Vai descontar, porque é o justo", disse.

Decisão - Em 18 de janeiro, o TJ-MS (Tribunal de Justiça de MS) determinou que servidores comissionados, aqueles nomeados sem concurso público, registrassem a presença no trabalho diariamente. A decisão anulou também um decreto de 2012, que liberava o registro diário de funcionários.

Ainda de acordo com a ação, o Ministério Público suspeitou da existência de possíveis funcionários fantasmas, àqueles que estão empregados, mas não trabalham de fato e recebem salários mesmo assim.

Em março, uma nova recomendação foi editada pelo MPE, solicitando que a prefeitura aumente o rigor no controle e adote previdência para a implantação do ponto eletrônico. O objetivo é evitar fraude, como servidores fantasmas.

Saúde e segurança - "Nós vamos resolver todos os problemas", disse o prefeito em resposta à enquete do Campo Grande News, que apontou saúde e segurança como as duas principais áreas que precisam de investimento na cidade.

Sem citar projetos previstos nos dois setores, o prefeito lembrou atraso de R$ 20 milhões do Governo de Mato Grosso do Sul ao município, o que prejudica as finanças. "Mas vamos resolver. É questão de tempo e paciência".

Nos siga no Google Notícias