ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Sessão do impeachment começa com tumulto na Câmara dos Deputados

Leonardo Rocha | 17/04/2016 13:25
Sessão conduzida por Eduardo Cunha, começa com tumulto na Câmara (Foto: Nilson Bastian / Câmara dos Deputados
Sessão conduzida por Eduardo Cunha, começa com tumulto na Câmara (Foto: Nilson Bastian / Câmara dos Deputados

Começou a sessão de votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), na Câmara dos Deputados. O presidente do legislativo, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), fez a abertura e explicou como vai ser o procedimento adotado, até a votação nominal dos parlamentares, que será pelos estados da federação.

Cunha explicou que o relator da comissão especial do impeachment, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), irá apresentar o relatório por 25 minutos, para depois os líderes partidários possam fazer discurso. Depois os deputados vão ser chamados por ordem alfabética, para cada estado da federação, de acordo com o que foi proposto pela Mesa Diretora.

O voto vai ser aberto, sendo que o deputado terá que ir até o centro do plenário, afirmar se é contra, a favor do impeachment, ou se abstém. Neste momento o parlamentar não irá mais dar justificativa sobre o assunto, já que houve desde sexta-feira (15), espaço para que os deputados pudessem discutir e apresentar seus argumentos.

A oposição precisa de 342 votos para aprovar o impeachment da presidente, para que o processo seja levado ao Senado Federal. Se este acatar a medida por maioria simples, a chefe do executivo federal será afastada do cargo durante o período de 180 dias, até que se julgue o processo. A sessão na Câmara começou com tumulto e muitas manifestações contra e a favor da presidente.

A bancada federal de Mato Grosso do Sul, será a sétima a votar, sendo que tem cinco votos declarados a favor do impeachment: Geraldo Resende (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), Elizeu Dionísio (PSDB), Tereza Cristina (PSB) e Carlos Marun (PMDB) e três contra: Zeca do PT, Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT).

Nos siga no Google Notícias