ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Política

Simone busca consenso para mudanças na reforma da previdência

Senadora diz que foi criada uma Comissão Especial para buscar uma "sintonia" entre senadores e deputados

Leonardo Rocha | 06/03/2019 10:43
Senadora Simone Tebet (MDB) comenta sobre reforma da previdência (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)
Senadora Simone Tebet (MDB) comenta sobre reforma da previdência (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

Presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), a senadora Simone Tebet (MDB) já começou a articular algumas mudanças na reforma da previdência, enviada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ela espera um acordo e trabalho conjunto com a Câmara (Federal), em pontos como redução da idade mínima para as mulheres, assim como alteração no BPC (Benefício de Prestação Continuada) para famílias carentes.

“Nossa ideia é trabalhar em sintonia com os deputados, para que as alterações (reforma) já sejam feitas na Câmara, pois quando chegar ao Senado, o texto já chegaria redondo, sem precisar de grandes alterações, que poderiam dificultar o processo”, disse a senadora ao Campo Grande News.

Para dar agilidade ao projeto, Simone contou que foi montada uma Comissão Especial, que vai levar à Câmara, quais são os pedidos e mudanças que o Senado pretende fazer. “Este grupo vai debruçar sobre estes pontos, e pode se chegar a uma mesma sintonia e consenso, o que vai facilitar todo o processo, já que o projeto deve chegar o Senado só daqui três meses”, explicou.

Mudanças – Simone já adiantou o que pretende mudar na reforma de Bolsonaro, começando pela idade mínima para as mulheres, que na sua concepção, deveria cair de 62 para 50, sendo cinco anos a menos do que dos homens. “Da forma como veio não pode ser, vamos buscar um consenso para modificar este ponto”.

A senadora ainda citou alteração na idade do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que se trata do benefício pago para idosos e pessoas com deficiência, que possuem renda de até um salário mínimo. “A idade ideal para receber (benefício) deve ser 60 anos e não 65, já que o impacto na previdência é pequeno, mas importante para as famílias mais carentes”.

Ela também questiona a regra de transição para as mulheres. “Entendo que 40 anos é muito tempo, se chegarmos a 35 fica mais razoável. Temos que lembrar que a mulher é a primeira a ser mandada embora, demora até dois anos para voltar ao mercado, após ter filho, tendo muito mais dificuldades que os homens”.

O projeto está na Câmara Federal, mas depois que passar pelos deputados, vai cair justamente na CCJ do Senado, antes de ser votado em plenário. Antecipando esta situação, a senadora tenta este trabalho conjunto para buscar um “consenso” e dar celeridade à reforma.

Nos siga no Google Notícias