ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Política

Sistema de totalização de votos será apresentado amanhã

Redação | 03/10/2008 15:12

O sistema de totalização dos resultados das Eleições 2008 será apresentado amanhã, às 15h, pelo presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), Oswaldo Rodrigues de Melo, e pelo corregedor regional eleitoral, desembargador Elpídio Helvécio Chaves Martins.

Pela manhã, às 9h, o presidente da Comissão de Auditoria da Urna Eletrônica, juiz Vladimir Abreu da Silva, irá sortear duas urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação paralela. Esta forma de votação é realizada desde 2002 por todos os tribunais regionais eleitorais. A votação paralela serve para verificar se o somatório está de acordo com a urna eletrônica e se o voto digitado pelo eleitor é realmente computado.

Idênticos - Durante a semana, os fiscais dos partidos votaram em cédulas de papel, depositadas na urna de lona. Amanhã, a urna de lona será lacrada. No domingo, dia das eleições municipais, o primeiro passo será abrir a urna, retirar uma cédula qualquer e digitá-la primeiro num programa no computador e, depois, em duas urnas eletrônicas sorteadas.

Ao final dessa votação, serão emitidos os boletins das duas urnas e o relatório do sistema do computador, os resultados devem ser idênticos.

Nos siga no Google Notícias