ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Política

Tacuru é uma das 13 no País que terá assessoria da CGU

Redação | 10/05/2010 15:47

A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteou hoje treze municípios que vão receber apoio técnico-administrativo, dentro do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública.

Eles foram escolhidos de um grupo de 1.095 prefeituras inscritas voluntariamente para receber capacitação para suas equipes de trabalho. A iniciativa da CGU tomou por base a constatação de que muitas das irregularidades encontradas na destinação de recursos públicos se deve "em parte à falta de preparo e não somente a má-fé", destacou o ministro da CGU, Jorge Hage.

Nos últimos quatro anos, 6.835 agentes públicos de 618 municípios receberam instruções dos auditores sobre gestão municipal. O prazo para início da capacitação nos 13 municípios sorteados será de 180 dias. Os municípios sorteados foram: Jacaraci (BA), Beberibe (CE), Muniz Freire (ES), Tacuru (MS), São Raimundo do Doca Bezerra (MA) Serra da Saudade (MG), Lupionópolis (PR), Lucena (PB), Trindade (PE), São Bento do Norte (RN), Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Cabreúva (SP) e Riachuelo (SE).

A CGU sorteou hoje mais 60 municípios que vão passar por auditorias em relação ao emprego de recursos públicos federais. Dentre eles, 30 foram escolhidos de uma lista de 120 municípios, elaborada em maio do ano passado. Para o ministro Jorge Hage, a expectativa de ser sorteado pode motivar uma melhoria no processo de gestão e de emprego das verbas repassadas para as administrações municipais.

A controladoria acredita que essa é uma forma de estimular um maior número de correções na administração municipal, ante a impossibilidade de o órgão chegar à maioria dos 5.565 municípios do país.

Nos siga no Google Notícias