A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018

17/04/2013 18:09

TCE e MPE vão processar líder do prefeito por “agressão verbal”

Zemil Rocha
Na sessão do TCE, Cícero  disse que vai acabar com conversa fiada de Alex (Foto: Roberto Araújo)Na sessão do TCE, Cícero disse que vai acabar com "conversa fiada" de Alex (Foto: Roberto Araújo)

A declaração do líder do prefeito na Câmara de Campo Grande, vereador Marcos Alex Azevedo de Melo, o Alex do PT, de que existe um “triangulo das bermudas” orquestrando a cassação de Alcides Bernal (PP), gerou uma dura reação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público (MPE) nesta quarta-feira. Os chefes dos dois órgãos, o conselheiro Cícero Antônio de Souza e o procurador Humberto de Matos Brittes, vão ajuizar ação contra o que consideram ter sido “agressão verbal”.

Durante a sessão plenária desta tarde, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Cícero de Souza, anunciou que vai que irá abrir processo contra Alex do PT, em razão das declarações à imprensa consideradas por ele ofensivas à Corte de Contas. Cícero informou ainda que já entrou em contato com o procurador geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, que teria confirmado que o MPE também fará parte da ação judicial. O MPE foi questionado através de sua assessoria de comunicação, mas até o fechamento desta matéria não confirmou essa participação.

Na quinta-feira da semana passada, o líder de Bernal na Câmara reclamou de uma trama armada para cassar o mandato do prefeito. “Existe um triangulo das bermudas instrumentalizado, trabalhando de maneira orquestrada com um só objetivo. Não sei quem é o maestro, mas estão sob a batuta de alguém que não aceitou o resultado das eleições do ano passado. Estão operando movimentação de impeachment do prefeito”, declarou ele, em entrevista ao Campo Grande News.

“Que bom se os órgãos funcionassem assim em todos os governos. Que bom se Câmara Municipal, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público agissem antes desta forma, porque aí não teríamos a morte do Maicon no Lixão, os motoqueiros não seriam tragados pela água durante chuvas fortes, não haveria casos de merenda estragada, nem licitações milionárias”, continuou Alex.

Irresignado com as declarações de Alex, o conselheiro Cícero de Souza disse que o TCE tem que ser respeitado, pois é uma instituição que sempre agiu dentro das normas legais. “Somos parceiros de nossos jurisdicionados e estamos aqui no papel de julgadores das contas públicas”, afirmou ele. Durante a sessão, Cícero citou as matérias publicadas na imprensa.

“Nunca o Tribunal de Contas foi agredido tão frontalmente como agora”, afirmou Cícero de Souza. “A ação judicial vai acabar com essa conversa fiada de quem não tem o que fazer, porque jamais aceitaremos uma agressão como essa”, continuou o conselheiro. E alertou: “Ou vereador se retrata ou vai ter que medir as palavras antes de pronunciá-las”.

Na avaliação do presidente do Tribunal de Contas, as “agressões” de Alex são completamente descabidas, lembrando que o órgão apenas iniciou uma inspeção na prefeitura de Campo Grande. “Não temos ainda a conclusão com o resultado desta investigação para saber se o que foi feito está certo ou errado e já estamos sendo agredidos dessa forma”, lamentou o dirigente, adiantando que está de acordo com a solicitação dos vereadores de acompanhar a inspeção que está em andamento na prefeitura da Capital. “Os vereadores querem comparecer e eu acho isso correto, porque garante a transparência do processo”, informou.

Como o Tribunal de Contas não tem personalidade jurídica própria, vai colher assinaturas individuais dos conselheiros e dos procuradores de contas do Ministério Público para iniciar o processo contra o vereador Alex do PT.



Ta na hora de limpar esta nova gestão da prefeitura, antes que Campo Grande sofra ainda mais com esta má administração, e espero que seje o mais rapido!
 
Adriana Ferreira em 18/04/2013 10:38:14
ENTAO QUANDO O LEVY DIAS ACUSOU ELES DE FICAR COM DINHEIRO DO ESTADO ISSO NAO LHES OFENDEU KKKKKKKKK PIADA
 
luis jose de oliveira em 18/04/2013 10:31:02
"Instituições obscuras à procura de luz no quintal alheio.." Quantas devassas foram feitas em gestões anteriores????? Acorda Campo grande!!!!!
 
Maicon Sotolani em 18/04/2013 10:03:32
Uai, sô!!!!! Estou cada dia mais convencido de que foi bom demais, ter votado nesse tar de Bernal. O omi está operando verdadeiros milagres. Quem nunca falou, está falando, Quem nunca ouviu, está ouvindo. Quem nunca andou, está andando, Quem nunca perguntou, está perguntando, Eu não sabia que ia ser tom bom assim, sô. Eta trem bom demais da conta.
 
José Nascimento em 18/04/2013 09:51:48
Esse alex do pt é um sem noção. Paumandado do Jesus Peralta. Vai gastar tudo que faturou com advogado para se defender das asneiras que falou na emissora de rádio. tá tudo gravado. Segura peão!
 
Rildo Avellam Firmino em 18/04/2013 09:49:17
Parabéns ao conselheiro Cícero Antônio de Souza e o procurador Humberto de Matos Brittes, esse tipo de agressão não pode ficar sem resposta. Quem esse Alex PTralha acha que é ? O povo não o elegeu vereador para afontar a TCE e MPE isso é faltar com decoro! TCE e MPE tem que ser severos para que isso não volte a acontecer; senão vai virar bagunça, qualquer vereador vai se achar no direito de TRIPUDIAR EM cima do MPE e TCE
VAI VIRAR O QUÊ ESSE CAMPO GRANDE? CAPITAL DA BAGUNÇA E DA FALTA DE RESPEITO?
PENALIDADE MÁXIMA PARA ESSE PTralha sem ética e educação nos rigores rígidos da lei!
 
Jefferson Mattos em 18/04/2013 09:17:32
é por isso que sou a favor da pec 37,chega de tanto poder para o magistrados que gostam de se aparecer,eu gostaria de saber da época do Levy Dias,até o do ex Nelsinho Trad não me lembro de nem um secretario ter sido chamado a câmara municipal para prestação de conta,isso é perseguição.o povo vai devolver nas urnas,pode esperar!
 
osvaldo willian da silva em 18/04/2013 09:01:19
De fato, a "agressão" é totalmente descabida, porque a tentativa de metáfora com o "Triângulo das Bermudas" sem dúvida não tem nada a ver com nada. Particularmente, acho que é uma das sentenças mais sem sentido que já ouvi na vida.
 
Juliano Mendonça Albuquerque em 18/04/2013 08:22:42
Parabéns Vereador Alex do PT, deu sua opinião, que, se olharmos de um modo geral está correta... Enquanto o poder estava nas mãos de outros que administraram anteriormente, não tinha tudo isso.... A grande verdade é que não se conformaram com o resultado das eleições passadas!
 
TIAGO AMARAL em 18/04/2013 07:57:34
- ´quem menos sabe, mais se julga, são pessoas que não aceitou o resultado dessa eleição que fica falando sem saber, porque o Sr.Prefeito Bernal já tomou muitas decisão e a coragem de tirar os mafiosos da secretária de saúde, e ainda têm mais gente que tá continuando fazendo festa como fosse dono, só espero que ainda tenha mudanças, principalmente no setor juridico.
 
Patricia Silva em 18/04/2013 06:48:11
Haja ignorância pra um só vereador... O que ele quis dizer com isso?
 
Elizete Mendes em 18/04/2013 05:04:47
Eu (e 99,9% da população) até gostaria de saber QUANTAS AUDITORIAS E EM QUAIS PERÍODOS o TCE fez na Prefeitura de Campo Grande, de 1996 a 2012...
 
Jairo Miranda em 18/04/2013 00:54:43
Parabéns aos Conselheiros e ao MPE que enfrentam o prefeito e fazem vista grossa ao Governo, obras milionárias paradas e sem controle, aquário que seria 45 foi para 120 milhões e está parado, milhões em propagandas e pequenos mils na saúde e educação, desculpa esqueci quem indica, paga seus salários e aumenta seus duodécimos. Será que o CGnews vai ter credibilidade de publicar este desabafo?
 
Marcelo I. Moraes em 18/04/2013 00:35:55
Não é bem assim! A inviolabilidade dos vereadores não abrange as declarações prestadas em emissora de radiofusão, cujo alcance é indeterminado." (Mirabete, Julio Fabbrini, obra citada). Seguindo as lições do Prof. Mirabete, uma denúncia feita por um Vereador em emissora de rádio, mesmo no exercício de seu cargo, acarretaria na perda da inviolabilidade e na instauração de processo penal pelos ofendidos, independentemente de licença da Câmara de Vereadores a que pertence.
 
Marcos Sanches em 17/04/2013 23:38:43
ta dificil vereador com imunidade daqui a pouco qualquer ze mane vai ter
 
claudinei braz em 17/04/2013 22:43:18
Pocha em que situação chegamos hein.
Porque este povo resolveu trabalhar somente agora?
Porque não trabalharam para averiguar:
Rombos na santa casa que utiliza verba pública.
Licitação trilhonária do transporte coletivo.
Licitação trilhonária do lixo.
Obras mal feitas em todo canto de campo grande e do estado.

E quanto a pergunta que foi feita pelo Alex do PT:
Não sei quem é o maestro, mas estão sob a batuta de alguém que não aceitou o resultado das eleições do ano passado. Estão operando movimentação de impeachment do prefeito”,

Alguém ainda tem alguma dúvida, quanto a quem está por trás?
 
admilson custodio em 17/04/2013 22:35:35
cicero se souza, o homem que mais cavalos arabes, haras em perfeita condições, vai ter que se explicar tambem como consiguir tudo isto.
receita federal entra em ação. esse cara é um corrupto
 
adrielle pereira em 17/04/2013 21:05:47
No final de toda essa confusão que estão criando, toda a classe política de Campo Grande, e de Mato Grosso do Sul será desacreditada. O Bernal e sua turma estão conseguindo, o que todo movimento anarqjuista do mundo não conseguiu, ou seja," destruir toda ordem" instituida.
 
Kelly Creyzi em 17/04/2013 20:20:22
Pouco tempo atras um Deputado Estadual falou de mensalão por parte do Governo do Estado, onde órgãos estariam se beneficiando. Onde estava o TCE e o MPE que não se manifestaram a respeito, pois pelo que sabemos o dinheiro saia dos cofres públicos.
Pelo que estou vendo, pau que bate em Chico, não bate em Francisco.
 
João do Carmo em 17/04/2013 20:03:32
Parece que este, Juarez não sabe nen escvrever vai entender de politica ou de leis.
 
Enrrique Silva em 17/04/2013 19:56:44
em outras palavras o vereador quis evidenciar que em quase 20 anos nao se via tanta
¨ preocupação¨ com os contratos , licitação na prefeitura de campo grande .
e é publico que agora que um eleito pelo povo que tem seus dias de executivo que nem big bhother.
Deixa o homem trabalhar e que LRF seja executada sem tanta agonia ou vontade particular!
 
janilson cavalcante em 17/04/2013 19:55:45
Eis ai uma boa oportunidade para o TCE mostrar que um órgão imaculado. Afinal, o Judiciário é fiscalizado pelo CNJ, o Ministério Público pelo CNMP, e o TCE quem fiscaliza? Essa falta de fiscalização e transparência é que fomenta a suspeita do vereador.
 
Carlos Henrique em 17/04/2013 19:55:12
Pelo que parece o Alex tem razão, agora não pode falar nada, liberdade expresão parece que acabou MS.
 
Lenine Pereira em 17/04/2013 19:53:48
O Vereador representa o povo e tem o dever de emitir opiniões e críticas.
 
Otoniel Freire em 17/04/2013 19:15:54
Este Estado precisa ser mais fiscalizado, não só a prefeitura de Campo Grande. Até hoje não vi nenhum prefeito ser preso por improbridade administrativa.
 
tino barbosa em 17/04/2013 19:11:58
“Somos parceiros de nossos jurisdicionados e estamos aqui no papel de julgadores das contas públicas”

Na minha humilde opinião essa frase está equivocada, pois, aprendi nos livros juridicos que não há parceria de TC nenhum com jurisdicionado, mas sim, institucionalidade!!, Bem como não há "base parlamentar" de nehum governo, mas sim,parlamentares independentes! E mais o parlamentar tem que meter a boca mesmo em prol do povo! principalmente quando se tem instituições que mais parece um "fantasna ambulante".
 
Luiz Péricles em 17/04/2013 19:11:43
Não entendi, pelo que já estudei a Constituição Federal o vereador tem imunidade parlamentar, art 29, VII da CF:
VIII - inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município; (Renumeração do inciso VI, pela EC nº 01/92).
 
Lucas Giuseppin em 17/04/2013 18:39:21
Parabéns ao conselheiro Cícero Antônio de Souza e o procurador Humberto de Matos Brittes, esse tipo de agreção não pode ficar sem resposta. Quem esse Alex do PT aca que é ? se não fosse o Bernal ele estaria agora desempregado, porque o povo não o elegeu vereador. Afontar a TCE e MPE é faltar com decoro.
 
Juarez Goncalves em 17/04/2013 18:30:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions