A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017

23/11/2015 12:38

TRE-MS premia estudantes por redações sobre voto e corrupção

Leonardo Rocha
Reinaldo Azambuja disse que o jovem deve participar da política, para afastar a banda podre da política (Foto: Marcos Ermínio)Reinaldo Azambuja disse que o jovem deve participar da política, para afastar a banda podre da política (Foto: Marcos Ermínio)
Estudante Helena Reis, recebe premiação do presidente do TRE-MS, Divoncir Schreiner Maran (Foto: Marcos Ermínio)Estudante Helena Reis, recebe premiação do presidente do TRE-MS, Divoncir Schreiner Maran (Foto: Marcos Ermínio)

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) premiou cinco estudantes, da rede estadual de ensino, no II Concurso de Redação, que tinha como tema "O voto como instrumento contra a corrupção)". O evento que ocorreu na sede da instituição, teve a participação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O concurso premiou cinco alunos com notebooks, celulares e televisões de LED. Cada escola poderia inscrever até 10 estudantes, que enviaram as redações para o TRE-MS. A premiação foi doada pela Receita Federal. "A intenção é orientar os estudantes sobre este tema fundamental da cidadania, os jovens precisam participar", disse Heraldo Garcia Vita, diretor da Escola Judiciária Eleitoral.

Ele ponderou que depois desta fase das redações, começa as palestras pro profissionais da área nas escolas estaduais, com a intenção de explicar como funciona o processo eleitoral, a importância do voto consciente, com novos eleitores críticos. "Além disto levamos a urna eletrônica, para que todos possam testar e utilizar".

Premiação - Na primeira colocação ficou a estudante Helena dos Reis, de 18 anos, da Escola Estadual Alice Nunes Zampieri, que ganhou um MacBook. Ela leu sua redação no auditório do Tribunal, em que falava do voto como ferramenta de combate a corrupção, assim como a importância de não vender votos e ainda participar do processo eleitoral.

Em segundo ficou o estudante Guilherme Barreto, em 3° Vinícius César Rodrigues, ambos ganharam um iphone 6. Bianca Espíndola ficou com o quarto lugar e levou um notebook, enquanto que Raquel Cirino completou o grupo, na 5° colocação, ganhando uma televisão de LED.

Corrupção - O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que estamos em um momento de crise política, com perda de valores, mas que não existe melhor regime que a democracia. "Temos que fortalecê-la, ninguém pensava que três empresários das maiores construtoras do país seriam presos, digo que voto não tem preço, tem consequência".

O tucano disse que os jovens precisam debater e acompanhar a política, e não ficar fora por causa dos casos da corrupção, que se trata do mal do século. "Você pode até não gostar, mas será governado por alguém que gosta, se não participar, os sem compromisso vão tomar espaço. Este é o momento de tirar esta banda podre da política".

O presidente do TRE-MS, o desembargador Divoncir Schreiner Maran, disse que o tema da redação deste ano foi escolhido em razão do que se passa neste momento no país. "Temos que debater sobre a fiscalização e controle dos bens públicos, isto traz uma profunda reflexão nos estudantes, sobre a importância do voto, além de participar de forma ativa da política".

Câmara adia de novo votação da PEC que cria distritão e fundo eleitoral
Após várias tentativas de votação nesta terça-feira (22), a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que altera o sistema político-e...
Câmara aprova parcelamento de dívidas de Estados e municípios com o INSS
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 22, em plenário, a medida provisória 778/2017, que permite Estados e municípios parcelarem...
Votação da PEC do fim das coligações será retomada nesta quarta-feira
A Comissão Especial da PEC 282/2016, que propõe o fim das coligações partidárias e estabelece cláusula de barreira, teve que suspender o processo de ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions