A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 23 de Setembro de 2018

29/08/2018 09:39

TRE pede que tropas federais atuem em 4 cidades durante eleição

O primeiro turno das Eleições 2018 acontece no dia 7 de outubro

Aline dos Santos
Justiça Eleitoral aprovou pedido ao TSE na sessão de ontem. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)Justiça Eleitoral aprovou pedido ao TSE na sessão de ontem. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A Justiça Eleitoral vai pedir ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que força federais atuem em quatro municípios de Mato Grosso do Sul nas Eleições 2018. A requisição é para Amambai, Paranhos, Caarapó e Ponta Porã. Todas as cidades ficam na faixa de fronteira (área de 150 km) com o Paraguai.

A requisição de força federal foi aprovada pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) na sessão de segunda-feira (dia 27). O primeiro turno das Eleições 2018 acontece no dia 7 de outubro.

A 283 quilômetros de Campo Grande, Caarapó enfrenta neste fim de agosto um clima de guerra, com conflito fundiário entre índios e fazendeiros. Já Ponta Porã faz fronteira com Pedro Juan Caballero, a região é marcada pelo tráfico de drogas e armas.

A Força Federal é formada por militares das Forças Armadas. Nas eleições, o objetivo é garantir o livre exercício do voto, normalidade da votação e da apuração dos resultados nas localidades em que a segurança pública necessita do reforço.

Os militares podem ser requisitados também para auxiliar a Justiça Eleitoral no apoio logístico, levando equipamentos e pessoal a locais longínquos e isolados. A partir das eleições deste ano, todos os pedidos de requisição da Força Federal que chegarem ao Tribunal Superior Eleitoral serão decididos pelo presidente da Corte.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions