ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

TRE pede que tropas federais atuem em 4 cidades durante eleição

O primeiro turno das Eleições 2018 acontece no dia 7 de outubro

Aline dos Santos | 29/08/2018 09:39
Justiça Eleitoral aprovou pedido ao TSE na sessão de ontem. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Justiça Eleitoral aprovou pedido ao TSE na sessão de ontem. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

A Justiça Eleitoral vai pedir ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que força federais atuem em quatro municípios de Mato Grosso do Sul nas Eleições 2018. A requisição é para Amambai, Paranhos, Caarapó e Ponta Porã. Todas as cidades ficam na faixa de fronteira (área de 150 km) com o Paraguai.

A requisição de força federal foi aprovada pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) na sessão de segunda-feira (dia 27). O primeiro turno das Eleições 2018 acontece no dia 7 de outubro.

A 283 quilômetros de Campo Grande, Caarapó enfrenta neste fim de agosto um clima de guerra, com conflito fundiário entre índios e fazendeiros. Já Ponta Porã faz fronteira com Pedro Juan Caballero, a região é marcada pelo tráfico de drogas e armas.

A Força Federal é formada por militares das Forças Armadas. Nas eleições, o objetivo é garantir o livre exercício do voto, normalidade da votação e da apuração dos resultados nas localidades em que a segurança pública necessita do reforço.

Os militares podem ser requisitados também para auxiliar a Justiça Eleitoral no apoio logístico, levando equipamentos e pessoal a locais longínquos e isolados. A partir das eleições deste ano, todos os pedidos de requisição da Força Federal que chegarem ao Tribunal Superior Eleitoral serão decididos pelo presidente da Corte.

Nos siga no Google Notícias